© Shutterstock Acupuntura clássica.
Muita gente ainda tem receio de realizar métodos e acupuntura. Mas, a técnica, com ou sem agulhas, traz diversos benefícios à saúde, desde físicos a emocionais. Conheça abaixo quais são.
Acupuntura: como funciona?
A acupuntura é uma técnica chinesa bastante usada e eficaz. A etapa mais comum consiste em aplicar agulhas em pontos definidos no corpo proporcionando efeitos terapêuticos.
O médico espeta pequenas agulhas em partes do corpo (tudo depende de cada pessoa). Quando a agulha afeta a pele, ela causa uma microinflamação que produz de forma natural a produção de endorfina, cortisol e seratonina – proporcionando a melhora da dor ou mesmo a cura.
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, porém, apenas um especialista na técnica pode realizar o processo do contato da agulha com a pele, pois, apesar da etapa não ser dolorida, os pontos das agulhas são determinados pelo médico, caso contrário, você pode atingir algum nervo, o que pode levar a dor e ao inchaço.
Tipos de acupuntura
Existem diferentes tipos de acupunturas e cada uma delas apresenta um resultado diferente.
1- Acupuntura clássica
São inseridas pequenas agulhas em partes do corpo para estimular o fluxo de energia do corpo. Por ser a mais comum, ela é indicada para tratar diversas doenças.
2- Acupuntura auricular
© Shutterstock Auricular.
Também conhecida como auriculoterapia, ela normalmente é indicada em casos de dores, doenças físicas e emocionais. O diferencial dessa técnica é que ela pode ser ou não feita com agulhas. As outras opções são: sementes de mostarda ou pequenas esferas. A agulha ou esfera deve ser colocada na orelha.
3- Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é a estimulação das agulhas a partir de uma pequena carga de impulso elétrico. Normalmente indicado para o tratamento de dores agudas ou patologias.
4- Sonoacupuntura
© Shutterstock Sonoacupuntura.
Para estimular zonas corporais, a sonoacupuntura é feita com uma frequência de 400Hz de ondas sonoras e é indicado principalmente para quem sofre com insônia, tensão muscular e estresse.
5- Cupping
© Shutterstock Cupping.
Essa provavelmente você já deve ter visto em filmes. O cupping utiliza objetos como jarras e xícaras, na qual são aquecidas para realizar a sucção quando em contato com a pele. O cupping ou também conhecida como ventosa é indicado para melhorar a circulação sanguínea e dores musculares. Método muito usado por esportistas.
6- Moxabustão
© Shutterstock Moxabustão.
É conhecido pela queima da erva Artemisia Vulgaris (moxa) para defumação em pontos específicos do corpo. O processo promove o aumento da circulação e protege contra doenças respiratórias.
7- Acupressão
Mais parecido com uma massagem, a acupressão consiste na pressão dos dedos em pontos que são realizados a acupuntura, mãos e pés. Proporciona o mesmo efeito que as agulhas, porém, ela também pode ser feita em bebês e crianças.
Acupuntura: indicada em quais casos?
- Dores de cabeça;
- Depressão, estresse e ansiedade;
- Alergias;
- Insônia; - Doenças respiratórias;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Dores crônicas na coluna;
- Sintomas da TPM;
- Lesões;
- Casos de tabagismo;
- Incontinência urinária
Vale lembrar que nem sempre a acupuntura tem o poder de cura, mas sim, é necessária a consulta com o seu médico e seguir os tratamentos indicados.
* MSN/Estilo de Vida/ Raquel.
Patrocinado:
留言