Após as fortes chuvas, BRK realiza força-tarefa para monitorar rede de esgotamento sanitário de Macaé-RJ
- Jornal Esporte e Saúde
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Ação tem foco em garantir pleno funcionamento do sistema

Foto: Divulgação:
Após as fortes chuvas que atingiram Macaé-RJ nesta quinta-feira (10), provocando diversos pontos de alagamento pelo município, equipes da BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade, fazem uma força-tarefa para monitorar a infraestrutura de esgotamento sanitário. A ação tem foco em garantir que as redes separadoras e estações elevatórias (centrais de bombeamento de esgoto) continuem funcionando normalmente.
Apesar da tubulação utilizada para a coleta do esgoto ser diferente da rede de drenagem pluvial (água da chuva), quando as ruas alagam, alguns moradores costumam abrir as tampas dos poços de visita (PVs) para ajudar a escoar a água, causando impactos no sistema.
- A rede de esgotamento é dimensionada para fazer a coleta dos resíduos que escoam pelos ralos e vasos sanitários das casas. Ao abrir um PV, junto com as contribuições irregulares de água de chuva, podem ser despejados outros tipos de materiais como lixo e galhos de árvores, por exemplo, comprometendo a estrutura das tubulações, então é de extrema importância que as pessoas não tomem esse tipo de atitude – explica o gerente de Operações, Renato Miranda.
Além de sobrecarregar o sistema e causar danos nas tubulações, a abertura de poços de visita para escoamento da água da chuva aumenta o risco de retorno do esgoto, afetando ruas, residências e colocando em risco o meio ambiente.

Descarte incorreto de resíduos pode danificar as bombas das Estações Elevatórias de Esgoto / Foto: Divulgação.
Atendimento 24h
Os serviços de coleta e tratamento de esgoto funcionam 24 horas, com capacidade plena e com equipes operacionais de plantão para o atendimento de emergências na área de concessão. Em caso de dúvidas, os clientes da BRK podem entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, ou pela Agência Virtual “Minha BRK” que pode ser acessada pelo aplicativo para smartphones (disponível para os sistemas Android e iOS) ou pelo computador, no endereço minhabrk.com.br.
* Texto: Jornalista Janaina Garcia / Comunicação e Sustentabilidade ; BRK Macaé
Comments