top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Bem estar e harmonia ao alcance de todos

A vida moderna o corre corre, muitas vezes causam estresse, depressões, entre outras desarmonias em nosso corpo físico, mental e espiritual. Para equilíbrio e bem-estar, a pessoa pode recorrer às terapias alternativas e para isso, não precisa gastar muito.



Dra Mônica Furny - foto: Divulgação.


A fisioterapeuta Dra Mônica Furny, formada pela Universidade Estácio de Sá e especialista em Terapias Orientais pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO/RJ); implementou o curso de shiatsuterapia na Associação Catarinense para Integração do Cego em Florianópolis (SC); é membro do Conselho de Municipal de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Macaé e responsável técnica da Fisioterapia da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), explica que a terapia é indicada para pessoas com doenças musculoesqueléticas: cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, ciatalgia, fibromialgia, bursite, artrite, torcicolo, contratura muscular; doenças neurológicas: cefaleia, enxaqueca, paralisia facial (como tratamentos complementares nas hemiplegia, paraplegia, tetraplegia), entre outras. Agora, os tratamentos serão a partir de R$ 40,00, para os 30 primeiros clientes que confirmarem o serviço.


Outras doenças como ansiedade, hiperatividade, insônia, tensão pré-menstrual, rinite, depressão e estresse. "No tratamento para gestantes: diminuição de edemas e câimbra; alívio da dor lombar e ainda no controle de tabagismo, da obesidade e estética", acrescenta Mônica Furny.

De acordo com a especialista o diagnóstico é feito por meio de uma anamnese oriental criteriosa como, por exemplo, a inspeção da língua, do pulso, da marcha do paciente, a respiração, estado emocional, dentre outras necessárias para iniciar o tratamento.


Identificando o processo de desarmonia através da anamnese, inicia-se a escolha dos meridianos e pontos de acupuntura e a técnica a ser aplicada de melhor aceitação para cada caso específico, utilizando técnicas de tonificação, sedação ou harmonização. O tratamento pode ser aplicado em adultos, idosos, gestantes e crianças. "O material empregado no tratamento é de alta qualidade, sendo sua utilização de uso exclusivo, intransferível e descartável", explica.


Ela explica ainda que o tempo de atendimento ocorre entre 40 minutos a uma hora. O paciente deverá trazer ou vir de short, para que a área a ser tratada esteja livre, bem como deve evitar consumir alimentos de alto teor de coloração momentos antes da consulta, como goma de mascar, balas, café, chocolates e semelhantes, para não interferir na anamnese da língua.


“O corpo fala de uma maneira sutil, às vezes chega a gritar para chamar ainda mais nossa atenção e despertarmos . Quando damos a devida atenção aos seus sinais, nos prevenimos de enfermidades”, conclui a Dra. Mônica Furny.


Os tratamentos utilizados são:


*SHIATSUTERAPIA


A população atual em geral pode lançar mão de um respeitado recurso terapêutico

milenar com base na Medicina Tradicional Chinesa, a qual, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é indicada para prevenir e tratar diversas doenças.

O método não é invasivo, ou seja, não há utilização de agulhas, consistindo na manipulação com as mãos em áreas específicas do corpo por onde percorrem os meridianos, nome dado aos canais energéticos que têm ligações diretas com os órgãos e vísceras.

A terapia tem por objetivo a drenagem dos meridianos, na condição de tonificação, sedação ou harmonização conforme a necessidade da pessoa. Atua na circulação sanguínea, além de potencializar as defesas orgânicas e, com isso, estabelecer a homeostasia, ou seja, o equilíbrio das polaridades energéticas do corpo, favorecendo melhor qualidade de vida.


* AURICULOACUPUNTURA


É também uma terapia milenar e sua eficácia se comprova através dos tempos. Semelhante à Shiatsuterapia, a Auriculoacupuntura estabelece o equilíbrio das polaridades, através dos aucupontos localizados na orelha.

A orelha apresenta pontos específicos que correspondem aos órgãos e áreas do corpo humano. Ela é ricamente dotada de nervos e vasos sanguíneos. Ao manipular um ponto, reflexamente será estimulado o órgão ou área correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio corporal ou das funções alteradas.

Para atingir esta finalidade, são utilizadas as agulhas, como também outros recursos não invasivos, tais como adesivos de esferas de prata, ouro, cristais radiônicos e o laser.


*MOXABUSTÃO


Recurso terapêutico indicado para tratamento de diversas disfunções. O método utilizado consiste em estimular os acupontos através da moxa no local específico conforme necessidade do paciente. Essas moxas são bastões, adesivos ou não, de artemísia ou de carvão sem fumaça. A sensação é de calor no local do ponto, promovendo sensação de bem estar.

O atendimento e consulta é realizado no consultório com hora marcada as Terças, Quartas e Quintas-feiras, localizado à Rua Vereador Manoel Braga, 175, Centro – Macaé/RJ. Telefone para contato: (22) 99985-3191. Email: monicafurny@yahoo.com


* Liliane Barboza/Jornalista Profissional/assessoria de imprensa.


Patrocinado:




37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page