top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Bloco Céu na Terra traz mensagem de amor e respeito à diversidade


O auditor Anilson Costa sai de pernalta no Céu na Terra com a fantasia Regador de Purpurina Foto: Gabriel Morais / Agência O Globo.


O triste caso de agressão de um homossexual amigo do auditor Anilson Costa, de 40 anos, antes do carnaval, se transformou em uma mensagem de amor e respeito à diversidade. Depois do episódio, Anilson, que desfila como pernalta em vários blocos do Rio, teve a ideia da frase para colocar no seu estandarte este ano: “Ninguém vai poder proibir a nossa forma de amar”. Baseada na canção “Flutua”, de Johnny Hooker, ele apenas alterou a parte de um dos trechos.


— Para mim, carnaval é um momento da gente se amar, de um cuidar do outro, um dar amor para o outro. Quando eu saio, eu tento levar uma mensagem. Eu acho que carnaval é um momento em que o povo tem voz, o anônimo tem voz e é um momento de se posicionar artística e politicamente — conta Anilson.


Anilson também costuma desfilar em pelo menos outros cinco blocos. Este é o quarto carnaval em que o pernalta desfila no Céu na Terra, em Santa Teresa. Este ano, o tema do bloco é “Feminino/Feminina”, uma homenagem às mulheres.


O estandarte foi feito pelo próprio Anilson com a ajuda de uma vizinha costureira, na véspera do pré-desfile do Céu na Terra. Ele também conta que a fantasia usada, de jardineiro, surgiu em 2016. Na época, ainda não tinha um nome, mas hoje se chama “Regador de Purpurina”.


— Isso surgiu numa brincadeira muito despretensiosa. Umas amigas me chamaram para sair em um bloco e elas iriam de trepadeiras. Um dia antes, comprei um regador e coloquei purpurina para ficar jogando nelas. Teve até um rapaz que me mandou uma mensagem no Instagram depois: “Aquela sua performance me marcou bastante, eu estava conversando com a minha namorada e aquilo não é purpurina, é amor. Você distribui amor”. Desde então, sempre que eu levo meu regador eu coloco a palavra amor — diz Anilson.


Para Anilson, o personagem faz parte da gratidão ao carnaval, que não é apenas um evento para ele:


— O carnaval é minha maior paixão. Eu juro para você que não tem um dia na minha vida que eu acorde e não pense em carnaval.


* Extra/Globo/Notícias/Caranval/Gabriel Morais.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page