top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

BRK incentiva a mobilização pelo Dia Mundial da Limpeza

Data é comemorada anualmente, a partir da colaboração civil e voluntária, para promover a limpeza das cidades, rios e comunidades


O descarte correto de resíduos é fundamental paraos serviços que compõem o saneamento básico, em especial o tratamento de esgoto / foto: Divulgação.


O saneamento básico é considerado um dos fatores essenciais para a saúde da população, para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento local. Por meio do conjunto de serviços que compõem o saneamento, a água potável chega às residências, milhões de litros de esgoto são tratados, a limpeza urbana é realizada e o lixo recolhido, e as águas das chuvas drenadas. Para que todos sejam prestados adequadamente, além dos investimentos para universalização, um fator é primordial: a parceria da população.


Nesta sexta-feira (20), uma data marcará uma celebração mundial em prol da qualidade de vida: o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), quando diversos países se unem em ações coletivas de conservação e conscientização sobre práticas sustentáveis. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Macaé-RJ, incentiva a iniciativa, propondo a mobilização, seja em mutirões ou pela reeducação das atitudes cotidianas, para a destinação correta de resíduos.


A concessionária realiza um trabalho contínuo, com mais de 2,3 milhões de metros cúbicos (m3) de esgoto tratados na cidade somente no primeiro semestre, o que equivale a, aproximadamente, 1.250 piscinas olímpicas de efluente que voltou livre de poluentes ao meio ambiente.


Em paralelo, nos primeiros sete meses deste ano (janeiro a julho), a empresa retirou, aproximadamente, 160 toneladas de resíduos por meio do processo de gradeamento nas estações elevatórias (centrais de bombeamento) e nas estações de tratamento da cidade. Os mais comuns são os lenços umedecidos e panos, além de óleo de cozinha e de materiais plásticos, como garrafas PET.


– O Dia Mundial da Limpeza vai além dos mutirões. A ideia é desenvolver uma nova mentalidade em relação aos cuidados cotidianos com o meio ambiente, já que, cada ação, por menor que seja, faz a diferença real na destinação correta dos resíduos – explica o coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK em Macaé, Adriano Albani.


O Dia Mundial da Limpeza, que começou na Estônia com a participação de 50 mil pessoas, agora conta com a adesão de 190 países. A data tem como objetivo promover a limpeza das cidades, rios e comunidades, com a meta de eliminar resíduos e garantir o descarte adequado de lixo.



Conscientização é a chave


Além de todo trabalho operacional com a coleta e o tratamento de esgoto, que incluem os trabalhos contínuos de monitoramento e limpeza das redes coletoras para prevenir obstruções e rompimentos, as ações para conscientização e programas educacionais promovidos pela BRK, são grandes aliados para a colaboração coletiva.


Neste sentido, a campanha “Cada coisa tem seu lugar e cada um tem seu papel” está em andamento, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da conservação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Para isso, orienta, utilizando a comunicação on-line e off-line, que materiais sejam descartados de maneira correta, evitando problemas como obstruções nas redes exclusivas de esgoto e vazamentos em vias públicas.


Além disso, a concessionária atua na educação ambiental por meio de palestras e programas, que contribuem com a formação de cidadãos conscientes para a preservação do meio ambiente. Somente em 2024, quase 30 escolas já receberam estas ações em parceria, somando mais de 2 mil estudantes atendidos.


* Texto: Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras


Divulgação:


R. Dr. Bueno, 408 - Imbetiba Macaé, RJ





3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page