Foto arte: Reprodução internet
Macaé tem feito a sua parte para garantir que o Carnaval seja de muita alegria e também de conscientização. A Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza no sábado (18) uma ação educativa para combater o assédio, com a proposta de lembrar que a conduta abusiva é crime e que atitudes como puxar o cabelo, a fantasia, não serão mais aceitos. A campanha “Se eu digo não, é não!” alerta para a falta de respeito e abusos contra as mulheres, principalmente nos dias de folia. Serão distribuídos material informativo sobre a rede de proteção à mulher e adesivos que reforçam a mensagem de autonomia.
“Queremos mostrar para todas as mulheres que elas não devem se calar se forem vítimas de abuso e nem se omitir se presenciarem alguma situação. O assédio e a importunação são atitudes que não podem mais ser toleradas pela sociedade. Se a mulher disse não, é não. Todas nós temos a liberdade de fazermos as nossas escolhas, e cabe a quem quer que seja respeitá-las. No Carnaval só cabe diversão e respeito”, destaca a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio.
A ação será realizada na região serrana, em Glicério, a partir das 13h, e na Praia da Imbetiba, a partir das 17h30. No local também estará estacionado o ônibus do CEAM Itinerante, equipado com sala para atendimento individual e sigiloso, caso seja necessário. A Patrulha Maria da Penha e a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da coordenadoria de Educação para o Trânsito, integram a atividade.
A luta por um Carnaval mais seguro para as mulheres tem sido o objetivo das iniciativas que a pasta vem realizando desde o mês de janeiro em diversos pontos da cidade. Na semana passada, a campanha “La Penha - esse problema também é meu” foi lançada em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Além desta, a secretaria realizou o CEAM Itinerante no Sesc Verão e blitz educativa no trânsito.
* Texto: Cris Rosa / Prefeitura de Macaé
Divulgação:
Macaé - RJ
Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ
Comentários