Após as chuvas, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, intensificam as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.
Nesta segunda, eles percorreram diversos bairros realizando inspeção, eliminação de criadouros e sensibilizando os moradores quanto à importância do combate ao mosquito. O supervisor geral do CCZ, Marcelino da Rocha, disse que o trabalho de orientação é permanente, mas que ainda encontram muitas casas com depósitos que acumulam água ao ar livre.
“Durante as inspeções algumas, residências apresentaram focos do mosquito. O combate nesse período de chuvas é contínuo e a população precisa entender que este trabalho é de toda população”, frisou Marcelino.
A dona de casa, Marilza Leal do Couto recebeu a equipe, que vistoriou todo quintal, inclusive a caixa d’ água. “Mesmo com muitas plantas, mantenho meu quintal limpo, os vasos sem pratinhos e o que tem estão furados. Os bebedouros dos cachorros lavo diariamente com espoja e as caixas de água bem tampadas”, contou acrescentando que não quer ficar doente.
A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d´água.
O alerta da Secretaria de Saúde é para que a população seja vigilante, mantendo a caixa d’água tampada e com tela, lixeira furada para não acumular água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, entre outros cuidados preventivos.
* Comunicação Macaé/Foto: João Barreto.
Comentários