A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), alerta que a temperatura mais elevada e chuvas frequentes durante a Primavera propiciam a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com isso, as ações de controle do mosquito devem ser redobradas. Entre os dias 16 e 20 de outubro os agentes de endemias estarão atuando em diversos pontos da cidade.
A Coordenadoria realiza um trabalho contínuo nos bairros, distritos e localidades com visitas domiciliares e em pontos estratégicos, ações itinerantes, além de pulverização com carro fumacê para controle do mosquito na forma adulta. O carro fumacê estará em quatro bairros; nos dias 16 e 17, no Centro; no dia 18, na Nova Malvinas; dia 19, na Malvinas; e dia 20, no bairro Botafogo.
Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. A equipe da Cevas lembra que a eliminação dos criadouros do mosquito é a forma mais adequada de prevenção.
Outro trabalho importante é a visita em pontos estratégicos como borracharias, ferros velhos, empresas e órgãos públicos. No período de 16 a 20 de outubro, os agentes estarão atuando nos bairros Imboassica, Imbetiba, Nossa Senhora da Glória, Centro, Barra e Novo Cavaleiros.
Nesta semana a equipe de controle de roedores atuará em cinco bairros: Virgem Santa, Pecado, Parque Aeroporto, Cavaleiros e Centro, atendendo a solicitação dos moradores, como também a verificação das tocas para instalação das iscas.
Na quarta-feira (18), um grupo de agentes de endemias estará reforçando as ações no bairro Atlântico Norte. Durante todo dia acontece o Cevas Itinerante, com visita domiciliar, vacinação antirrábica, controle de roedores, colocação de tela em caixa d´água, tratamento focal químico e mecânico e reconhecimento geográfico.
Cuidados
Para controlar a proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias, e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.
Divulgação:
Macaé / RJ
Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ
Comments