Com o auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho lotado, começou, nesta quinta-feira (21), a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé. O encontro, que discute políticas públicas para o setor, prossegue até sexta-feira (22) durante todo o dia. O tema deste ano é "Democracia e Saúde". Na abertura, foi ressaltada a importância da participação de todos no debate e análise das demandas locais para a formulação de propostas no âmbito municipal. Ao final da conferência, será elaborado um relatório.
A secretária de Saúde, Deusilane de Almeida, representou o prefeito de Macaé Dr. Aluizio na cerimônia de abertura da conferência, agradecendo a presença de todos e dos envolvidos na organização. "Que essa conferência seja de grandes construções e de momentos únicos na esfera da saúde. Somente a união trará melhores estratégias para que tenhamos em Macaé uma saúde de qualidade", disse Deusilane.
A coordenadora da comissão organizadora da 14ª Conferência Municipal, Adriana Leclerc, ressaltou que as conferências são momentos importantes para os debates de políticas públicas para o país, estados e municípios. "Todos usam o SUS em determinado momento, mesmo aqueles que têm plano de saúde", disse.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magno Rocha, destacou que o processo da conferência é realizado em três etapas: municipal, estadual e nacional. "Vamos avaliar a situação da saúde no município, elaborar propostas a partir das necessidades do setor. Cada cidadão deve ter acesso à saúde. Vamos conferir o que foi proposto há dois anos (na 13ª conferência) e propor ações para o próximo período", pontuou.
Representando o Conselho Estadual de Saúde, a enfermeira Solange Belchior, afirmou que esse é o momento de ouvir a população e ponderar o que é possível ser feito. "O mais importante é que o relatório da conferência seja usado pela Casa Legislativa e também pelo Conselho Municipal de Saúde para atender o que o povo necessite que seja feito", afirmou.
O vereador e presidente do Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Márcio Bittencourt participou da mesa de abertura da conferência. Logo em seguida, foram entregues placas de homenagem àqueles que colaboram com a saúde no município, e lido o regulamento da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé, que tem a participação também de representantes de Carapebus e São Francisco de Itabapoana.
Durante a conferência serão debatidos três eixos temáticos em grupos: "Saúde como direito", "Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento adequado e suficiente para o SUS".
Programação
Dia 22 de março
7h30 – Credenciamento;
8h – Café da manhã;
9h – Grupo de Trabalho;
12h – Almoço no Local;
13h – Grupo de Trabalho;
15h30 – Apresentação Cultural do Núcleo de Danças Portadores da Alegria (NDPA);
Entrega dos relatórios dos grupos de trabalhos;
15h50 – Plenária final;
18h – Coquetel de encerramento.
* Comunicação Macaé/Jornalista: Catarina Brust/Foto: Ana Chaffin.
Comments