Evento acontece nesta quarta (22) e quinta-feira (23) na Cidade Universitária
Olhos atentos à preservação da natureza, biodiversidade, desenvolvimento da humanidade, tecnologias, sustentabilidade e outros temas que compõem o caráter prático e experimental do ensino de ciências nas escolas. Para fomentar a cultura da inovação na formação dos alunos, a Secretaria de Educação promove, nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), XI Feira das Ciências de Macaé e a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pela Superintendência de Educação Integrada, acontece na Cidade Universitária, das 9h às 17h. O objetivo é estimular os jovens para descobertas científicas e tecnológicas, além de possibilitar o diálogo entre professores e alunos ao incentivar o protagonismo e a contextualização.
O primeiro dia contou com a participação dos estudantes das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (anos iniciais). Já no segundo dia, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental II (anos finais) e Ensino Médio. Os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon desenvolveram um projeto sobre biomas brasileiros.
“Construímos dispositivos tecnológicos que funcionam como alerta para evitar queimadas, poluição e outras destruições na terra ou no mar”, explicaram os estudantes Mariah Jesus, 11 anos, Nicoly Adria, 10 anos, Beatriz Pereira, 10 anos, Francisco José Júnior, 10 anos.
A professora do projeto de robótica da escola, Gilmara Santos, destacou que as experiências do grupo buscaram solucionar os problemas do dia a dia e, também, despertar a curiosidade.
“A feira de ciências desperta a curiosidade e o interesse para soluções de problemas levantados. Nesse contexto, envolvemos placas tecnológicas para sanar questões ambientais, incentivando a pesquisa e o uso de tecnologia”, frisou Gilmara.
Os estandes da feira apresentaram diversos temas como: Conhecendo a Mata Atlântica; Metamorfose da Lagarta; Canta, Conta Passarinhos; Fabricando Sabão, Conhecendo as Tartarugas Marinhas; Bioma Costeiro e Marinho em Macaé; Pesca Predatória; O Impacto na Teia Alimentar da Praia do Barreto; e outros.
O evento também tem estandes dos projetos internos e parcerias, que estão em tendas no estacionamento da Cidade Universitária, no mesmo horário: “De Canoa na Lagoa – Conhecer para Preservar”- Clube Crispy Koa Va´a; Exposição de Pássaros; Guarda Ambiental; Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade; Parque Municipal Atalaia; Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil e BRK Ambiental Macaé.
* Texto: Jornalista Tatiana Gama / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé.
Divulgação:
Comments