top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia Internacional da Mulher é celebrado com vasta programação no mês de março


Dia 25 (sexta-feira) será o Dia Laranja, com o lema ‘Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos’ \ foto; reprodução internet


Macaé se prepara para executar ações que reflitam e discutam o papel da mulher na sociedade atual. A programação que celebra o Dia Internacional da Mulher começa no próximo dia 8 de março, trazendo como tema: “Em mulheres me inspiro, por mulheres eu luto!”.

Os eventos foram preparados pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), Mobilidade Urbana e Adjunta de Trabalho e Renda, contando com o apoio de outros órgãos públicos e de pessoas engajadas nessa luta. São atividades sociais, de saúde, de arte e culturais em comemoração às lutas femininas. Durante o período, serão lançados projetos como: 'Ceam Itinerante' - que visa levar os serviços especializados a todas as mulheres, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual; “Mulher Cidadã” – objetivando inserir a mulher no mercado de trabalho; “Oficinas de Artes Visuais” e “Educação Continuada”. A programação especial prevê ações que lembram as lutas, as conquistas das mulheres e o reconhecimento do seu valor na sociedade local.

“Nos últimos anos as mulheres avançaram nas lutas e conquistas, mas, há muito para se fazer e executar. Muitas mulheres ainda sofrem em alguns locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade. Nesse sentido, a secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamin (Ceam) tem trabalhado para minimizar a violência ao gênero feminino, com a formulação de políticas públicas direcionadas à mulher que vive no município”, frisou o secretário Fabrício Afonso.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres/Ceam, Jane Roriz, adverte que celebrar o Dia Internacional da Mulher é mais que uma simples comemoração. “É, na verdade, uma inegável oportunidade para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e, consequentemente, de toda a sociedade", pontua, acrescentando que todos os serviços ofertados à mulher são gratuitos.

Segue a programação completa alusiva ao Dia Internacional da Mulher:

Na terça-feira (8), acontece uma ação social que será aberta por apresentação musical Emart, das 10h às 15h, na Praça Veríssimo de Mello. Os seguintes serviços serão oferecidos: orientações sobre os Direitos da Mulher - Lei Maria da Penha, Rede de proteção e atendimento à mulher/Ceam e Orientação Jurídica; Oficina de artes manuais com Zélia Pizo (Espaço Mulher Cidadã); Exposição do artesanato produzido pelas artesãs do Espaço Arte Mulher; Blitz educativa da Mobilidade Urbana/Educação no Trânsito, Patrulha Maria da Penha/GM, Guardiões da Vida (32° BPM), 123° DP e Corpo de Bombeiro; Orientações e balcão de emprego, 2ª via de carteira de identidade e agendamento pela secretaria de Trabalho e Renda e oficinas e orientações pela coordenadoria Especial de Odontologia, distribuição de kits e agendamento odontológico para mulheres. Estes serviços serão oferecidos também em outros pontos do município durante este mês, com o lançamento do 'Ceam Itinerante'.

Além disso, serão realizados inclusão, cadastramento ou atualização no CadÚnico; orientações sobre a coordenadoria de Acesso e Gênero e agendamento para retificação do nome social às mulheres trans; orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher; isenção para 2ª via de documentos (identidade, certidões de nascimento, casamento) em parceria com a Fundação Leão XIII; orientações, oficinas e jogos educativos com a equipe da educação em saúde da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), visando de forma lúdica, orientar, tirar dúvidas e reforçar os cuidados preventivos contra Dengue, Zika e Chikungunya, com enfoque na saúde da mulher durante a gravidez.

Também vão acontecer diversas oficinas. Das 10h às 11h, a oficina Adoulas/RJ que passará informações básicas sobre pré-natal, lei do acompanhante, direitos da mulher gestante, parturiente, parto e pós-parto. Das 11h às 12h, será a oficina de Consultoria Imagem e Personal Stylist com Meyre Villela. E das 12h às 13h, a oficina de Autodefesa para Mulheres com prática de técnicas físicas e verbais com Pamela Valdez - LEAD Instructor em Empowerment Self – Defense.

Na quarta-feira (9), às 14h, no Ceam, acontece a Capacitação Ceam, que consiste numa atividade interna, o Ciclo Regional de capacitação continuada para os Ceams, com o objetivo de provocar reflexões sobre os parâmetros, diretrizes, normas técnicas e legislações que amparam o atendimento às mulheres em situação de violência nos equipamentos especializados.

O Ceam Itinerante, na quinta-feira (10), das 9h30 às 13h30, estará no Cria Sana, na Região Serrana de Macaé. No dia 16 (quarta-feira), no Cras Lagomar, das 09h às 12h. Neste dia serão oferecidas ainda orientações sobre a coordenadoria Geral de Políticas de Direitos e Fomentos à Inclusão e sobre como obter a carteira das pessoas com espectro autista, fora disso vai haver oficina de consultoria de imagem e Personal Stylist com Meyre Villela. No dia 17 (quinta-feira), das 9h às 12h, o Ceam itinerante vai estar no Assentamento Celso Daniel.

Para o dia 21 (segunda-feira) está programada a celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, às 15h, no Ceam. Vai acontecer a oficina “Palavra Mágica”, com a professora e poeta, Isabela Ingra e a inauguração do “Cantinho de Leitura” da coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade.

O Ceam Itinerante, no dia 23 (quarta-feira), das 9h às 12h, estará no Cras Aroeira (quadra da Escola Parque Angélica). Entre os serviços oferecidos estão orientações sobre a coordenadoria Geral de Políticas de Direitos e Fomentos à Inclusão, informações de como obter a carteira das pessoas com espectro autista e também orientações sobre a coordenadoria de Acesso e Gênero e agendamento para retificação do nome social às mulheres trans. No dia 24 (quinta-feira), 9h às 12h , o Ceam Itinerante vai estar no Cras Córrego do Ouro, Região Serrana.

O dia 25 (sexta-feira) será o Dia Laranja, com o lema “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos”. A ação será às 9h30, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé. A abertura será com apresentação musical da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Em seguida vai haver palestra da professora do curso de Física do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé, Valéria Belmonte, mediada pela coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc.

A programação comemorativa vai ser encerrada em 31 de março (quinta-feira) com uma transmissão online ao vivo (Webinar), às 10h, com o tema “O trabalho e as possibilidades de atuação das polícias no enfrentamento a violência - O olhar das mulheres na segurança pública”, apresentada pelo grupo de trabalho da Rede de Proteção e Atendimento a Mulheres. Participam da exposição, a delegada de polícia, diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), Sandra Ornelas, a inspetora da Polícia Civil (123° DP), Gabriela da Silva, a assistente social, colaboradora do 123° DP, Cleuza Castro, a advogada e colaboradora do 123° DP, Carla Melo, e a membro da Patrulha Maria da Penha (PMP)/ Guardiões da Vida (32° BPM), Viviane Guimarães. Como convidadas participam as tenentes do 9º GBM Macaé, Aline Praxedes e Raquel Barroso, a subcoordenadora da secretaria Municipal da Mobilidade Urbana, Helaine Goudard e a coordenadora da PMP/GM da secretaria de Ordem Pública, Laila Bastos. Será necessário solicitar link de acesso pelo e-mail: ceam@macae.rj.gov.br.

* Assessoria de Desenvolvimento Social.


Patrocinado:









10 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page