O “Dia Laranja”, uma atividade contínua do Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Leclerc”, que visa empoderar mulheres para o autoconhecimento e sua independência econômica, foi celebrado nesta sexta-feira (25), no Solar dos Melo, numa Roda de Conversa, com o tema “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos”. O evento foi aberto com a música “Garota de Ipanema”, um dos maiores clássicos da MPB, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, tocado pelo músico Zé Rangel e arranjo no saxofone, numa parceria com a Emart/Cultura.
A Roda de Conversa faz parte da programação mensal do mês da mulher, cujo lema central é “Em mulheres me inspiro, por mulheres eu luto”, que está sendo realizado pela coordenadoria de Política para as Mulheres, da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA). No Solar, a programação trouxe para a ‘Roda’ a professora de Física do Instituto Politécnico da UFRJ/RJ, Valéria Belmonte.
Em sua fala, a professora descreveu aos participantes o projeto de extensão “Garotas cientistas porque não”, que executa nas escolas, levando o nome de mulheres relevantes na área de ciências exatas e através dessa informação há uma troca muito grande com os estudantes das escolas municipais. “O projeto visa conscientizar, principalmente as meninas, sobre o papel das mulheres nas Ciências Exatas, esse papel que foi escondido por tantos anos na história. Então, a gente leva essa conscientização. Trocar ideias é excelente como sempre, sendo motivação entre todas as pessoas presentes. E aqui fizemos um troca de experiências com os participantes desta Roda de Conversas.
Na sequência, algumas pessoas expuseram histórias e violência contra a mulher e preconceitos machistas que ainda persistem em muitas famílias. A psicóloga do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Flávia Amorim, que fez um prólogo acerca do rompimento do machismo e dos direitos da mulher, discorreu sobre a importância do Ceam na vida dessas mulheres que sofrem violências.
- Nós atuamos na violência já instalada, fazendo o acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violências domésticas, em sua maioria, com um trabalho de fortalecer essa mulher para que ela entenda o ciclo de violência em que está vivendo e auxiliá-la a encontrar caminhos para que consiga se desvincular do agressor e possa ter uma vida independente. A importância do Ceam é para isso, para fortalecê-la enquanto pessoa com o atendimento jurídico, serviço social, em parceria com o Espaço Mulher Cidadã, que visa trazer uma autonomia financeira, garantindo seus direitos àquele patrimônio construído e aí a gente vai tentando ajudar essa mulher a mudar a ter uma vida sem violência –, assegurou.
Paloma Rosa, servidora do Museu da Cidade/Solar dos Melo, participou da Roda de Conversa e gostou. “Fiquei muito feliz em participar, porque falar sobre violência contra a mulher em todos os seus âmbitos é necessária e esclarecedora. Às vezes a gente não está passando por isso, mas percebe as experiências vividas pelas nossas mães, amigas, vizinhas. Então, essa conscientização de que a violência à mulher existe é muito necessária e que ela não é só física, mas, emocional, financeira, afetiva. Então, foi extremamente importante e acredito que esse tema é relevante e deveria ser mais discutido para desmistificar o machismo, inclusive nas rodas de conversas que temos entre famílias, nas nossas mesas de café, nos almoços de domingo. Isso precisa ser abordado entre a gente para que possamos romper com esse ciclo”, apontou.
Participaram do Dia Laranja, servidores do Solar dos Melo, convidados, a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Leclerc”, Adriana Leclerc, a coordenadora de Política para as Mulheres, Jane Roriz e equipe do Ceam Itinerante.
A programação do mês da Mulher prossegue na próxima quinta-feira (31), quando serão encerradas as atividades com a Webinar, às 10h, sobre “O trabalho e as possibilidades de atuação das polícias no enfrentamento a violência - O olhar das mulheres na segurança pública”. (Para participar será necessário solicitar link de acesso pelo e-mail: ceam@macae.rj.gov.br).
* Jornalista Lourdes Acosta \ fotos: divulgação \ Comunicação Desenvolvimento Social
Comments