top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Ação reúne milhares de voluntários e colaboradores em prol do meio ambiente

Equipe do International Coastal Clean Up Brasil realiza ação no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Acre, do dia 16 a 20 de Setembro


Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias: ação reúne milhares de voluntários

— Foto: Divulgação / Ocean Conservancy


A partir deste sábado até o dia 20 de setembro, a equipe do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias Brasil vai unir esforços para limpar praias, rios e florestas, removendo resíduos plásticos e outros detritos despejados irregularmente no meio ambiente. Os mutirões acontecem nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Acre. A primeira ação será realizada no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, na Zona Norte. No dia 19, é a vez do Amazonas, onde voluntários se reúnem em Ipixuna, e no dia 20, no Acre, finalizando dentro do território indígena Nukini, nas Aldeias Isã República e Vaka Visu.


O International Coastal Clean Up (ICC), conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no Brasil, é uma iniciativa global que há quase três décadas mobiliza voluntários em mais de 150 países para combater um problema crescente e urgente: a poluição dos oceanos e rios por resíduos plásticos. Desde 1997, este evento reúne pessoas de todas as esferas da vida, de voluntários apaixonados a empresas comprometidas com a sustentabilidade.


Missão global contra a poluição plástica

A poluição plástica é uma ameaça à saúde dos ecossistemas oceânicos e rios em todo o mundo. Anualmente, 11 milhões de toneladas de plástico são lançadas nos oceanos, aumentando ainda mais as já estimadas 200 milhões de toneladas presentes em nossos ecossistemas marinhos. O impacto devastador desse plástico na vida marinha e na qualidade da água é alarmante e potencialmente irreversível, segundo os cientistas. O ICC Brasil, que ocorre simultaneamente com eventos semelhantes em todo o mundo, tem como objetivo central conscientizar e atacar esse problema crítico.


Uma parceria empenhada em mudanças

Nos últimos três anos, o Grupo L'Oréal tem patrocinado o evento no Brasil, em colaboração com uma de suas marcas, Garnier. Essa parceria sela o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.


"Hoje, estamos não apenas transformando nossos produtos e embalagens, mas também buscamos mobilizar o ecossistema em que estamos inseridos para que outros também façam parte dessa transformação", afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L'Oréal no Brasil.


Da coleta à conscientização global

Os voluntários do ICC Brasil não apenas coletam resíduos, mas também catalogam e fotografam os materiais recolhidos. Esses dados são enviados à Ocean Conservancy, uma organização internacional dedicada à proteção dos oceanos, e posteriormente à ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC). Essa colaboração global é essencial para todos os países se comprometerem com o "Tratado Marpol", um acordo internacional de controle da poluição marinha.


O ICC Brasil deste ano está alinhado com o tema da ONU para 2023, "Combate à Poluição Plástica". A iniciativa visa unir forças em direção à proteção e regeneração do nosso planeta Terra, tornando-o mais saudável, protegido e justo.


A coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski, ressalta que a missão vai além da limpeza: "Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais."


Neste Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, somos todos convidados a nos unir em um gesto de cuidado com nossas águas, lembrando que a mudança começa com a conscientização e a ação coletiva. Unidos, podemos fazer a diferença na luta contra a poluição plástica e preservar a beleza dos nossos oceanos e rios para as futuras gerações.


* Por O GLOBO — Rio de Janeiro


Em Macaé (RJ, )o evento foi realizado na orla da Praia da Imbetiba, onde se reunem todos sábados o grupo "Os Anormais".






* Assessoria de imprensa / Jornal Esporte @ Saúde / fotos: José Silva

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page