Canal de atendimento foi disponibilizado pela Prefeitura de Macaé
Foto arte: Reprodução/Internet
Foi lançado no município o Disque Abordagem Social. O canal de atendimento foi disponibilizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, através de mensagens virtuais e ligações pelo número (22) 99255-3655, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Com a nova ferramenta, a população pode informar casos e situações que envolvem crianças, adolescentes e adultos, que envolvem exploração, violência ou se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade.
O Disque Abordagem Social recebe informações sobre menores que possam estar comercializando balas nas ruas ou pessoas em situação de rua, que estão passando por situações específicas de vulnerabilidade. A equipe conta com a atuação de assistentes sociais e psicólogos, que ao receber as mensagens e ligações são acionados para ir aos locais identificados pelas mensagens. A abordagem social poderá ocorrer em ruas, praças, locais de intensa circulação de pessoas, praias, semáforos, entre outros. A recomendação é que a pessoa que for ligar ou enviar mensagem virtual deve comunicar a rua, ponto de referência e perfil da pessoa envolvida .
A coordenação do Disque Abordagem Social se dirige ao local e disponibiliza questionários de levantamento de dados dos abordados. Uma das propostas é mobilizar a comunidade para que possa colaborar com o atendimento da equipe de Abordagem Social e buscar a sensibilização destas pessoas para a possível saída das ruas e articular com as demais políticas públicas propostas que visem à inclusão dos mesmos em equipamentos públicos.
Após a abordagem, as crianças e adolescentes atendidas podem ser encaminhadas para o atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Creas. Já os adultos que aceitarem serão encaminhados para espaços de acolhimento, como Pousada da Cidadania. As ações envolvem desde o acolhimento, com a consequente atenção de psicólogos, assistentes sociais e o serviço municipal da área de Saúde, até a reinserção destas pessoas na sociedade.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, entre as finalidades do Disque Abordagem Social estão; destacar uma ferramenta para a população informar situações que envolvem crianças e adultos em vulnerabilidade; identificar pessoas em situação de risco pessoal e social com direitos violados, a natureza das violações e as condições em que vivem; construir o processo de saídas das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais; e promover ações para a reinserção familiar e comunitária.
Para o Coordenador da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Jorge Ramos, o Disque Abordagem Social é uma conquista para o município. “Uma equipe especializada cuida da abordagem, que no meado de novembro e dezembro registrou 66 atuações com preenchimento de questionário e acompanhamento. A população poderá contribuir, e, com certeza, este trabalho vai fazer muita diferença”, ressaltou.
Para outras informações o e-mail disponibilizado é abordagemsocialmacae@gmail.com
* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé
Divulgação:
- Academia & Estética
Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé
Comments