top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Educação e Saúde em parceria no combate ao Aedes em Macaé



Levar os conceitos de controle e combate ao Aedes Aegypti, para alunos do município e seus responsáveis, visando criar de hábitos de saúde preventiva. Com esse objetivo, o Programa Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a secretaria de Educação, participou de rodas de conversas com os pais da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias (Barra de Macaé). Esta semana, a equipe também promoveu teatro de fantoches "Juju e Cia", para 270 crianças do maternal e pré-escola, nos turnos da manhã e da tarde. O trabalho da equipe acontece durante todo o ano em escolas das redes pública e privada do município.


As diretoras da unidade escolar, Andréa Garbelini e Lília Gomes, contaram que os alunos interagiram durante a apresentação do teatro de fantoches.


"Os alunos colocaram suas experiências de casa e atitudes para combater o mosquito. A dinâmica foi muito produtiva, aproveitando sempre as falas das crianças, o que tornou a atividade bastante atrativa para as turmas", avaliaram as diretoras.


Uma das professoras do pré-I, do turno da tarde, Viviane Cardoso, destacou que foi a primeira vez que seus alunos tiveram contato com o teatro de fantoches da equipe do CZZ, e que ficou muito satisfeita com a reação das crianças.


"A turma ficou bem atenta ao ouvir a história, se familiarizando com as informações contadas. É muito importante também a abordagem do tema com a família para que todos possam se conscientizar e tomar ações preventivas no combate ao Aedes Aegypti", destacou a professora.


A responsável pelo setor de Educação em Saúde do CCZ, Rosinei Costa, ressaltou a participação ativa das crianças durante a realização das atividades do grupo na escola. "As crianças são sempre excelentes multiplicadoras e esse é o objetivo do nosso trabalho quando vamos às escolas", enfatizou Rosinei, que esteve acompanhada de outras duas agentes do CZZ, Gabriela Carvalho e Claulimara Lopes.


"A conscientização é importante a partir do momento em que você faz o outro entender que o dever é de todos. Em algumas unidades escolares conseguimos trabalhar somente as crianças. No Caetano Dias coincidiu de irmos numa semana que haveria também reunião com os pais, e com a permissão da direção, temos feito uma conversa com os pais ao longo da semana", salientou a agente do CZZ.


* Secom Macaé/Equipe Educação/Foto: Divulgação.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page