top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Exposição mostra acervo da psiquiatra Nise da Silveira em Muriaé a partir de maio

Artes ficarão disponíveis até 10 de julho. Saiba como visitar e conheça quem foi ela.


Nise da Silveira foi um dos símbolos da luta antimanicomial no país, foto de arquivo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O Centro Cultural Grande Hotel Muriahe recebe a partir do dia 6 de maio a exposição "Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto" em Muriaé. As artes ficarão disponíveis até 10 de julho.


De acordo com a Prefeitura, este é um dos trabalhos mais importantes da Doutora Nise da Silveira. Ela acreditava na arte como forma de tratamento lúdico para "clientes", como chamava as pessoas com transtornos psiquiátricos.

A exposição vai contemplar mais de 100 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente, que recebeu as produções artísticas de pacientes psiquiátrico, além de peças, fotografias, vídeos e aquarelas.

Além das artes, no dia 13 de maio, às 19h, haverá uma palestra no Colégio Santa Marcelina com o psiquiatra Dr. Vitor Prodeus, que acompanha a exposição.

O Centro Cultural Grande Hotel Muriahe fica na Praça João Pinheiro, 164, no Centro de Muriaé.


Quem foi Nise da Silveira?

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905 e foi uma das primeiras mulheres formadas em Medicina do Brasil. Ela sempre foi contrária às formas agressivas de tratamento usadas na época, a exemplo do eletrochoque.


A alagoana foi, inclusive, pioneira na terapia ocupacional, que utiliza atividades recreativas para o tratamento de distúrbios psíquicos.


Nise chegou a ficar presa por dois anos após ser acusada de envolvimento com o comunismo, mas continuou os estudos enquanto esteve sem liberdade. Ela morreu em 1999.

* Por g1 Zona da Mata — Muriaé




2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page