O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) realizou, na manhã desta quinta-feira (24), a primeira captação de órgãos deste ano. O procedimento foi realizado por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com o Programa Estadual de Transplante.
De acordo com a voluntária que faz parte da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Denise Neto, o doador foi um rapaz de 22 anos que sofreu um acidente de moto e teve um politrauma, resultando em sua morte cerebral que foi constatada pela equipe médica na noite de quarta-feira (23).
"A equipe de médicos do Programa Estadual de Transplante veio do Rio para captar o fígado e os rins do jovem, que serão levados para a capital", informou, acrescentando que a família permitiu a doação dos órgãos .
O procedimento de captação de órgãos precisa ser feito por várias equipes especializadas, após a constatação da morte cerebral também por uma equipe de médicos. Quando isso ocorre, os integrantes da CIHDOTT conversam com os familiares para ver se eles autorizam. O trabalho da comissão é feito há cerca de dez anos no HPM. Portaria do Ministério da Saúde (nº 1.752/2005) determina que todo hospital que possui mais de 80 leitos deve ter uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, formada por psicólogo, assistente social e médicos.
* Comunicação Macaé/Jornalista: Liliane BarbozaFotos: João Barreto.
Comments