Ano passado, o Porto do Açu venceu na categoria Resíduos Sólidos; a Copapa, de Santo Antônio de Pádua, também já venceu o prêmio
Foto arte: Divulgação
Estão abertas até sexta-feira que vem (21/7) as inscrições gratuitas para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023. “A intenção da Firjan é reconhecer as ações bem-sucedidas desenvolvidas pelas empresas e instituições no estado do Rio de Janeiro. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.
Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa, terceiro setor, universidades e demais pessoas jurídicas com projetos concluídos ou em fase de implantação, desenvolvidos no território fluminense e com resultados mensuráveis em 2021 e/ou 2022. Os finalistas e vencedores serão revelados durante a cerimônia presencial de premiação, que será realizada no segundo semestre.
No ano passado, o Porto do Açu, de São João da Barra, venceu a categoria “Resíduos Sólidos” com um projeto que transforma resíduos sólidos em adubos para a Reserva Caruara, substituindo os fertilizantes convencionais. Outro vencedor foi a Copapa, empresa de papéis de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, que venceu em 2021 na categoria “Relações com Partes Interessadas”, ao criar o primeiro papel higiênico do Brasil que tem todo ciclo de vida sustentável
A edição atual, a décima primeira desde 2013, possui seis categorias: Estratégias de Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Gestão de Impacto e Investimento Social. O regulamento completo e o link para inscrições estão disponíveis no site do Prêmio.
* Felipe Sáles / Assessor de Imprensa / Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)
Firjan Norte e Noroeste Fluminense
Comments