Um total de 231 diretores, entre gerais e adjuntos, eleitos para gestão de 2023 a 2025 nas 106 escolas da Rede de Ensino de Macaé tomaram posse em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal. Também foram empossados os membros do Colegiado de Diretores. Além disso, foram certificadas as escolas contempladas pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) com a Parcela de Desempenho na adesão, execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) de 2022 e as equipes gestoras das onze escolas do projeto Escola de Verão.
Dos 231 eleitos, 195 profissionais foram reeleitos por suas comunidades. Em dezembro, os candidatos à direção de unidade de ensino apresentaram um plano gestor, concorreram em eleições nas escolas e fizeram prova de seleção. Eles são professores efetivos estáveis com disponibilidade de 40 horas semanais, que atendem a todos os turnos e dias de funcionamento na escola.
Esta semana, os novos diretores irão passar por capacitação oferecida pela Secretaria de Educação e os dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participarão de apresentação do Planejamento Estratégico. A secretária de Educação, Leandra Lopes, discursou sobre a relevância da Gestão Democrática e Participativa durante o evento.
“Democracia não é fácil. É de luta. E é graças a vocês que conseguimos fazer um bom trabalho. Parabenizo a todos, porque é na prática e no dia a dia que a Educação funciona. É por isso que escolhemos as escolas mais vulneráveis para realizar o projeto Escola de Verão, garantindo também a alimentação das crianças. Espero que ele cresça”, ressaltou.
O secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, propôs reflexões sobre o amadurecimento da Gestão Democrática. “Ainda temos uma longa caminhada. Eleger o diretor é o primeiro passo. Mas precisamos fortalecer os conselhos escolares nas unidades (...) Que consigamos fazer uma gestão para todos. Desejamos uma gestão de diálogo e humanizada (...) O programa Dinheiro Direto na Escola é um avanço, por colocar uma valor fixo para todas unidades escolares, R$18 mil”, disse.
“A nossa proposta de eleição de diretores já foi levada em conferências municipal, estadual e nacional de educação (...) Gostaria de também saudar o Colegiado de Diretores, que participa de importantes projetos”, destacou a superintendente de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Odilane Pinto.
Gestão Democrática e Participativa
A superintendente de Gestão Democrática, Luiziane Lusitano, lembrou que a primeira eleição de diretores e diretores adjuntos da Rede Municipal de Ensino aconteceu em 2011. Ela informou que os principais conteúdos da Formação dos Diretores da Educação Infantil, que começa na terça-feira (24), são questões relacionadas ao acolhimento e adaptação das crianças. Sobre os benefícios da Gestão Democrática ela ressalta: “São muitos. Descentralização de decisões na gestão escolar; mais engajamento com alunos, pais e responsáveis; desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos; diminuição da indisciplina e estímulo ao exercício da democracia por toda a comunidade escolar”.
Luiziane completa: “Já o Planejamento Estratégico do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio vai destacar, entre outras questões, a necessidade de uma formação humanizadora para os estudantes e estratégias para auxiliá-los na aprendizagem de habilidades e competências fundamentais para o prosseguimento da vida escolar”.
Lucimara Rangel foi eleita pela primeira vez como diretora geral da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Ferreira Barros, no Visconde de Araújo, onde já havia sido diretora adjunta. “Tenho a sensação de que o trabalho que a gente realizou foi bom e que refletiu na confiança da comunidade escolar: familiares dos alunos e corpo de funcionários, que perceberam o processo de evolução da escola. Você só constrói a partir do coletivo”, enfatiza.
Já Juliana Crelier, foi eleita pela primeira vez para o cargo de diretora adjunta na mesma escola, onde atuava com professora orientadora (P.O.). “É um reconhecimento e uma grande responsabilidade, porque terei que lidar com o todo: professores, famílias e com as crianças”, disse.
O professor de música atuante em quatro polos do projeto Escola de Verão, Anderson Aprígio, comentou sobre a iniciativa. “Com os pais trabalhando fora e as crianças sem muita opção nas férias, estas atividades em oficinas diversificadas e acolhimento fantástico, com café da manhã e almoço, fizeram a gente ver o brilho no olhar das crianças. Eles se envolveram e se emocionaram nas atividades”, destacou.
Também compuseram a mesa: a secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte; a superintendente de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Eliane Salgado, a representante da Superintendência de Educação Inclusiva e Social, Letícia Moraes, e a representante da Câmara Municipal, vereadora Iza Vicente. A Superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire, realizou o cerimonial. Soma-se ainda a participação remota dos ex-secretários de Educação do município, Marilena Garcia e Guto Garcia (também vereador).
* Jornalista: Andréa Lisboa / Foto: Bruno Campos e Divulgação / Prefeitura de Macaé
Divulgação:
Luciana Perfumes e Presentes/ 22 99824-9701 / Macaé - RJ
Comments