Da meta de 18 mil animais imunizados, 17 mil já foram vacinados / foto arte: Reprodução
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) divulgou o calendário de vacinação antirrábica desta semana, a última da campanha. Nesta segunda-feira (4), das 9h às 16h, a ação foi no Morro de São Jorge e, na terça-feira (5), no Morro de Santana. Já na quarta-feira (6) e quinta (7), a campanha estará no Horto, em três pontos do bairro.
Nesta segunda, uma equipe esteve na Igreja Getsêmani. Na terça, o ponto de referência é a quadra do São Jorge. Na quarta-feira, o projeto Cevas Itinerante circulará, das 9h às 12h, pelo Horto. Já na quinta, das 9h às 12h, os agentes estarão no Village do Horto e, das 13h às 16h, no Village da Serra.
Para encerrar a semana, a equipe do Cevas estará no sábado (9) com a vacinação em formato drive-thru no Centro, na Praça Washington Luiz, na rua Télio Barreto, em frente a sede da concessionária Enel, das 9h às 14h.
A meta do município é a imunização contra a raiva animal de 18 mil cães e gatos. Um total de 17 mil animais já receberam a vacina.
A vacina antirrábica fica disponível durante todo o ano na UBS Animal, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-108), bairro São José do Barreto, e também na Região Serrana de Macaé. A vacina contra esta zoonose (doença transmitida de animais para seres humanos) é de dose anual, não há necessidade de reforço, caso o animal tenha sido vacinado há menos de 12 meses.
Cães e gatos a partir de quatro meses de idade já podem ser vacinados. O imunizante não é indicado para animais doentes muito debilitados e para cães e gatos fêmeas prenhas e amamentando. É recomendado levar cães com coleira e guia e gatos em caixas de transporte ou em sacolas de pano. Cães com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Será o tutor que segurará o animal para a vacinação e deve garantir a integridade do agente da Cevas.
A vacinação antirrábica é uma ação do Ministério da Saúde para controlar esta zoonose já erradicada pela vacina e que pode ser letal para os seres humanos. O atestado de vacina antirrábica é exigido para viajar em transporte público com o animal para outros estados.
* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Comunicação Macaé
Divulgação:
Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ
Kommentare