Vitória para os representantes de Macaé na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019, realizada no sábado (6), no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF). A Serratec, da Escola Natálio Salvador Antunes, faturou a medalha de ouro. A equipe Robóticos Daflon, da Escola Professora Eda Moreira Daflon, ganhou medalha de prata e os integrantes da Sanadróid, do Colégio Municipal Sana, conquistaram a terceira colocação. As vencedoras foram as equipes que melhor enfrentaram os desafios apresentados na arena. A programação é considerada uma das mais importantes da área de tecnologia do país.
Eles foram classificados para a etapa estadual, prevista para acontecer no dia 22 de setembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. A ocasião foi marcada por compartilhamento de experiências, conversa sobre o tema "Faces de uma cultura de algoritmos", com destaque de como a educação está no mundo digital e como alunos e educadores se comportam diante da programação de robôs e sistemas.
Durante a olimpíada, as equipes participaram de arenas que apresentaram um ambiente perigoso para o ser humano, em que um robô autônomo tem a missão de resgatar vítimas sem interferência humana.
Os árbitros que atuaram na programação foram alunos monitores do #InovareAprender, universitários das faculdades públicas que funcionam na Cidade Universitária e professores.
Robótica é promovida em 11 escolas
A robótica na rede de Macaé conta com 11 escolas municipais e 3 mil estudantes. O laboratório #InovareAprender ganhou reconhecimento por ser ambiente voltado para criatividade e inovação.
A etapa nacional será realizada no Rio Grande do Sul de 22 a 26 de outubro. Considerado maior evento de robótica da América Latina, a OBR classifica equipes para a RoboCup Internacional. Em 2019, serão 50 equipes classificadas em cada nível. Durante a programação também serão promovidos outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.
* Comunicação Macaé/Texto: Joice Trindade/Fotos: Divulgação.
Comentarios