O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (14)
Com o tema "O trabalho e suas possibilidades", foi realizado nesta quinta-feira (14) o Workshop Protagonismo Juvenil. O encontro, que envolveu cerca de 200 integrantes do Programa Nova Vida, aconteceu no salão da Câmara Municipal de Macaé. A ocasião foi marcada por diálogos, reflexões e interação.
O Workshop contou com palestras da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flávia Picon; a servidora municipal pós graduada em Psicopedagogia e Orientação Educacional Débora Lacerda, a empreendedora Ester Vilela; e a psicóloga clínica, administradora da Petrobras, Núbia Almeida, que participaram da solenidade de abertura. Também estiveram presentes o vereador Reginaldo Oliveira de Souza ("Reginaldo do Hospital") e o coordenador do programa Nova Vida, Douglas Fontes.
Para o coordenador Douglas Fontes o Workshop é de suma importância. "Mais uma vez a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade realiza este encontro. Estamos priorizando temas como carreira e mercado de trabalho, que são questões que deixam os adolescentes com dúvidas e até ansiosos. Fico feliz em ver servidores atuando na pasta que já passaram pelo programa, quando adolescentes", salientou.
Ao abordar a temática "Habilidades", a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flávia Picon, destacou questões apontadas como essenciais para a vida, como: escuta ativa, comunicação, relação interpessoal e capacidade emocional; trabalho em equipe; espírito de aprender, observação respeito o próximo; posição diante de desafios e resultados. "Este é um momento significativo. Espero que tenha energia e brilho no olhar de vocês quando tiver na idade mais avançada. Lembrem-se que tudo que se deseja com muita energia acontece. Sairemos daqui com novos conhecimentos e experiências", ressaltou, levando reflexões aos participantes.
A também palestrante Débora Lacerda ministrou a palestra sobre carreira pública. "Este programa é fundamental para Macaé. Vou tratar de temas como exemplos, compromisso e como atuar no serviço público junto à população. Se vocês chegaram ao programa, já seguiram um percurso importante, pois o 'Nova Vida' faz diferença", citou.
Entusiasmados, os participantes e alunos do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Maria Eduarda Lemos de Abreu e Leandro Gonçalves, afirmaram que o Workshop é uma oportunidade positiva. "Muito bom saber sobre emprego e os caminhos que podemos seguir. Quero fazer provas para o CAp e IFF, e, depois, fazer faculdade de Engenharia Civil, mas tenho uma longa estrada e preciso aprender muito todos os dias", falou Eduarda. Já Leandro admitiu que o encontro vai oferecer mais "visão" quanto ao seu presente e futuro. "Atuo na Prefeitura, entrei no programa em abril e estou adorando. Mas, preciso de orientação sobre o que vem pela frente. Decidi pela carreira de Engenharia Mecânica e quero saber sobre mercado de trabalho e oportunidades", comentou. Conhecida como a Rainha do Pão de Alho, Ester Vilela lembrou na palestra "Empreendedorismo" sobre sua trajetória e a questão de aproveitar as possibilidades. "Já fui estagiária da Prefeitura, Jovem Aprendiz, trabalhei nove anos em padaria, fiz faculdade de Administração e há 12 anos criei a fábrica de pão de alho Minas Pão. Estudar, se esforçar, olhar o horizonte e perseverar são essenciais", comentou. Com os assuntos "Orientação profissional, vocacional e escolha de carreiras", a psicóloga Núbia Almeida apresentou de maneira dinâmica questões ligadas a estes temas. "O segredo ao escolher a profissão é ouvir a voz do coração e as habilidades. Se não amar a carreira que escolheu, a pessoa terá frustração. Com certeza, aqui neste workshop, temos muitos músicos, administradores, jornalistas... Cada um com seu potencial", salientou Já o vereador Reginaldo Oliveira de Souza saudou a todos e lembrou que o "Nova Vida" planta sementes. "Nasci e cresci no Morro de São Jorge, sei das dificuldades da vida. É muito bom ver este auditório lotado de jovens em busca de sonhos", finalizou. Programa Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que a "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública. * Texto: Jornalista Joice Trindade / Fotos: Rio Porto Filho / Comunicação Macaé
Divulgação:
Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ
Macaé / RJ
Comments