top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Jiu-Jitsu encerra jogos estudantis como ferramenta de inclusão

Esporte participa pela primeira vez dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Macaé (JEEM).


Pela primeira vez, os Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Macaé (JEEM) contaram com a modalidade de Jiu-Jitsu. Neste sábado (26), o esporte encerrou as competições nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino e se consolidou como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes que participam das aulas no contraturno das escolas. Segundo o professor de Educação Física e membro da Coordenação de Esportes, Henrique Gama, os benefícios são físicos, emocionais e sociais.



O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Educação Integrada. A disputa do Jiu-Jitsu reuniu 11 escolas e 125 atletas de diversas categorias (masculino e feminino). A final foi realizada no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho localizado no bairro Granja Cavaleiros. O estudante do 8º ano da mesma unidade de ensino, Bernardo Nunes, 14 anos, afirmou que estava animado para a competição. “Estou confiante na vitória, pois a escola me trouxe de volta ao esporte que já tinha praticado lá fora”, acrescentou.



Com o objetivo de incentivar a competição sadia e a integração, os jogos estudantis movimentaram as escolas e os alunos durante seis meses deste ano. Para o professor de Artes do Colégio Maria Letícia, Júlio César da Silva, o esporte é fundamental para a socialização, desenvolvimento cognitivo e integração. “Macaé está de parabéns por incluir o Jiu-Jitsu nos jogos estudantis. Os alunos têm oportunidade de praticar as aulas na mesma escola em turnos diferentes do ensino regular”, frisou.



O colaborador da equipe Sérgio Murilo da Silva destacou que o esporte é uma ferramenta de inclusão e favorece a autoestima dos jovens. “O Jiu-Jitsu tem um impacto profundo na formação dos jovens. O esporte trabalha a inteligência, o emocional, o respeito, a autoconfiança entre outros benefícios”, explicou.



Durante todo o ano, os jogos estudantis contaram, também, com competições de handebol, voleibol, basquete, futsal, xadrez, queimado e atletismo.



* Texto: Jornalista Tatiana Gama / Foto: Mauricio Porão /Comunicação Macaé


Divulgação:


Saúde Express - Academia & Estética / Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page