top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Uso das tecnologias marca abertura do Seminário de Mobilidade Urbana



Prossegue até quinta-feira (22), o II Seminário de Mobilidade Urbana. Iniciada nesta terça-feira (20), na Cidade Universitária, a programação acontece em alusão à Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Participam do evento, especialistas do setor para apresentar e debater temas relacionados ao trânsito.


Nesta terça-feira, primeiro dia do evento, os temas enfatizados foram relacionados à Cidade Ambiental e Sustentável, Micromobilidade e Infraestrutura, e Psicologia e educação para a mobilidade. A abertura oficial contou com o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz - que representou o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende - agradeceu a todos os presentes.


“Este Seminário foi organizado para planejar a cidade em médio e longo prazos. Agradeço à mesa de abertura, à equipe do Leandro Aracati, que respira a Coordenação durante 24 horas. Estamos impressionados com o nível dos palestrantes. Nosso objetivo foi reunir profissionais qualificados para três dias de Seminário, pois temos temas diversos que serão debatidos e experiências que serão compartilhadas e que deram certo”, ressaltou ao lembrar que a pasta tem muitas demandas e projetos como Smart City.


A mesa de abertura contou com o delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio César Ribeiro; o tenente-coronel do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, comandante Marco Moreira Júnior; o chefe do “Segurança Presente”, da Polícia Militar, capitão Edmilson Luiz dos Santos e a representante da Câmara Municipal, a vereadora Iza Vicente.


Realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, a abertura da programação alcançou as expectativas. “O primeiro dia foi muito significativo, todos os assuntos abordados no Seminário são relevantes e destacam temas como trânsito, educação e sustentabilidade. Serão destacadas experiências que são relevantes em outros municípios, como bicicletário e Smart City. Estamos reunindo a sociedade civil organizada, associações e instituições de ensino para disseminar essa mobilização de conscientização e educação e promover o engajamento entre todas as partes”, afirmou o coordenador de Educação para o trânsito, Leandro Aracati.


A primeira palestra do dia foi “Desafio Econômico do Transporte Pós Pandêmico e como as Tecnologias podem ajudar”, ministrada por Patrícia Araújo (Consultora Especialista em modelagem, estruturação, implementações de novas tecnologias e de Centros de Controle da Mobilidade Urbana e Centros de Controle e Gestão Operacional do Transporte Público e Tecnologias para o segmento ITS).


A palestrante agradeceu a oportunidade de estar em Macaé. “ Este município ocupa um lugar especial na minha vida, pois me apaixonei pelo transporte e mobilidade urbana. Foi aqui na cidade que tive a oportunidade de destacar a tecnologia junto à empresa de transporte e, em 2008, executamos um projeto que serviu de exemplo para outras cidades. O importante na área de mobilidade é a operação, planejamento e comunicação com predição. O foco é tornar a mobilidade mais resiliente, acessível e de qualidade”, ressaltou.


Ela também citou questões de impactos do transporte na pandemia, utilização de ônibus e carros de passeios, comportamento na pandemia e exemplos de sucesso como projetos e ações de Niterói, Paranaguá e Sorocaba. “O transporte público é a veia arterial da cidade. Viajei por todo o Brasil dialogando sobre mobilidade e tecnologia. Obrigada Jayme pelo convite, você é entusiasta e dá voz aos servidores. Com certeza juntos fazemos a diferença”, citou.


A programação contou ainda com as palestras “Experiências na Promoção da Mobilidade por Bicicleta”, com Filipe Simões (Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense, ciclista urbano e coordenador do Niterói de Bicicleta). Também foram abordados o assunto “O Futuro da Mobilidade” com o palestrante, Fernando César (Graduado em Automação e Robótica, MBA em Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável, Especialista em Telemetria para Gestão de Frotas e Sistemas de Transporte Inteligente). Outra palestra de destaque foi “Cidades Inteligentes”, com Cleomar Rocha ( Pós-doutor em Poéticas Interdisciplinares e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital).

Também estavam presentes na abertura do seminário, o chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do Município, Érico Passos; a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; o Secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira; o Secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna; a Secretária de Educação, Leandra Lopes e Secretaria Municipal Adjunta de Habitação, Ana Paula Ribeiro Aguiar.

Programação segue nos dias 21 e 22 DIA 21 DE SETEMBRO 12h - Credenciamento 13h - Palestra: Meio Ambiente Sustentável - Gabriela Certório Analista Ambiental 13h45 – Palestra: Micromobilidade, Sustentabilidade e os Efeitos na Mobilidade Causados pelo Desenvolvimento Econômico – André Borges - Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia, Professor da UFRJ – Campus Macaé 14h30 – Palestra: Impacto do Trânsito no SUS - Luiz Carlos Braga - Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor Substituto e Preceptor do Internato de Medicina da UFRJ de Macaé. 15h15 – Coffee break 15h40 – Palestra: Trânsito Seguro – Fabiano Rosa - Coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé 16h25 - Palestra: Psicologia do Trânsito – Isidório Domingos - Doutor em psicologia, Mestre em psicologia, Especialista em psicologia clínica, forense e escolar, Neuropsicólogo, Coordenador do curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá Macaé. 17h15 - Palestra: Caminhos da Mobilidade Urbana – Vicente Loureiro - Doutor em Urbanismo e Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP) 18h - Encerramento DIA 22 DE SETEMBRO 13h – I EIXO: CIDADES DO FUTURO / DESAFIOS PARA A MOBILIDADE HUMANA / ESPAÇOS PÚBLICOS HUMANIZADOS 14h30 às 15h30 – Celebração do Dia Nacional do Agente de Trânsito 15h30 às 16h - Coffee break 16h – II EIXO: CIDADE AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL / MICROMOBILIDADE E INFRAESTRUTURA / PSICOLOGIA + EDUCAÇÃO PARA A MOBILIDADE / PNATRANS E A VISÃO ZERO 17h30 às 18h – Certificação 18h - Encerramento.


* Jornalista: Joice Trindade \ Foto: Rui Porto Filho \ Comunicação Macaé


Divulgação:








5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page