top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

‘Não deixe o veneno chegar à sua mesa’: ação será na Feira do Produtor Rural

A ação alusiva ao Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos será na manhã de sábado (18). / foto arte: Reprodução internet.


Agrotóxicos, substâncias químicas para controle de pragas, em contato direto com o trabalhador, podem causar intoxicação aguda. Já no consumidor de produtos cultivados com estas fórmulas, podem gerar intoxicação crônica por exposição prolongada. A Secretaria Adjunta de Atenção Básica de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist) e da Gerência de Vigilância em Saúde, realizará no sábado (18), das 7h às 11h, na Feira do Produtor Rural, rua Manoel Joaquim dos Reis, ao lado do Supermercado Extra, Centro, a ação ‘Conheça os perigos do uso de agrotóxicos e soluções mais saudáveis para combater pragas’.



A iniciativa com o lema ‘Não deixe o veneno chegar à sua mesa’ é alusiva ao Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos, celebrado em 11 de janeiro. As equipes da Saúde estarão em um estande distribuindo panfletos com receitas simples e seguras para combater pragas como lagartas, ácaros, pulgões, percevejos, lesmas e caramujos; conscientizando produtores e consumidores sobre os prejuízos do uso de agrotóxicos e esclarecendo dúvidas.



Estes produtos podem permanecer nos alimentos mesmo depois de lavados. O consumo contínuo de agrotóxicos pode causar distúrbios e doenças como o câncer. Estas substâncias também afetam o ar, a água e o solo, inclusive provocando contaminação subterrânea. Sua utilização tem ainda como consequência o desequilíbrio ecológico, eliminando inimigos naturais de pragas. A joaninha, por exemplo, é um inseto que ajuda nesse controle.



Durante a ação, os profissionais de saúde convidarão os consumidores e os produtores rurais a investirem em alimentação saudável, alertando para os problemas decorrentes dos agrotóxicos. Eles recomendarão a utilização de defensivos naturais, ou seja, plantas, microrganismos, animais ou minerais que podem controlar pragas e doenças nas lavouras de maneira eficiente e com custo reduzido. Este método já é utilizado, geralmente, em pequenas e médias propriedades agrícolas. A Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) dispõe de produtos da agricultura familiar, gerando renda aos trabalhadores locais e possibilitando uma alimentação mais saudável.




* Texto: Jornalista: Andréa Lisboa / Comunicação Macaé.


Divulgação:


House Acai / Rotatória da praia da Imbetiba/ Macaé/RJ




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page