São três estágios mundialmente conhecidos e aceitos pela Organização Mundial de Saúde – OMS.
1) Nível de alerta – Quando a produtividade começa a cair, você já não sente interesse por mais nada. Há um desgaste ao acordar pela manhã;
2) Nível de resistência – A irritabilidade aumenta bastante, começam a surgir os tremores de extremidades nas mãos, e também a sudorese;
3) Nível de exaustão – Quaisquer que sejam as providências, elas devem ser tomadas antes de chegar neste estágio. Nesse nível começam a aparecer as enfermidades. Você fica sujeito a quaisquer tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares. Fica suscetível a infecções, tonturas, não consegue dormir, têm insônias, mãos frias, formigamentos.
Como enfrentar o estresse no trabalho?
Felizmente alguns bons empresários não demoraram a perceber os efeitos negativos que esse tipo de situação podia causar em seus funcionários.
E vale lembrar aqui que o maior patrimônio de qualquer empresa não seus ativos financeiros, produtos e serviços ou os seus clientes.
O maior patrimônio são os seus funcionários. Isso não significa que eles pertençam à empresa. Mas são eles que fazem a empresa caminhar, crescer e prosperar.
Afinal de contas gente se relaciona com gente e o funcionário é a primeira imagem da empresa. E esse trabalhador quando bem motivado e feliz ele se sente preparado e pode representar um aumento de produtividade de até 45% no trabalho de acordo com pesquisas.
Todo mundo quer trabalhar em lugar legal, harmonioso e também ser bem remunerado. Um salário decente faz toda a diferença no mês.
Para produzir mais e cada vez melhor o funcionário precisa de duas coisas: mais energia física e mais equilíbrio mental. E para que isso aconteça é preciso melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Alguns cuidados simples podem melhorar bastante a saúde no trabalho e também fora dele:
a) A primeira coisa fundamental é ter prazer no que faz;
b) Planejar melhor o dia a dia, o tempo e as metas de trabalho;
c) Todo mundo já sabe e é universal atividade física é fundamental para saúde física e mental;
d) Uma boa alimentação adequada e fracionada;
e) Atividades de divertimento e lazer;
f) Tenha um tempo para relaxar e também para meditar. A nossa cultura ocidental não deixa a gente parar de pensar. Tem que haver um momento para desacelerar, meditar, tirar os pensamentos da cabeça. Essa fadiga mental é propulsora do estresse, ou seja, você fica o tempo todo ligado;
Ao sentir que não está bem que já não consegue fazer as coisas como antes, já não tem a mesma disposição para atividades do trabalho, de casa ou do lazer, então é hora de procurar ajuda.
O médico psiquiatra ou o psicólogo são os profissionais da saúde indicados para lhe ajudar.
A saúde psicológica é tão importante e imprescindível para o trabalhador quanto à saúde física.
O equilíbrio físico e emocional do empregado faz toda a diferença na vida. Na vida dele e na vida da empresa também.
Gostou dessas dicas então curta e compartilhe! Deixe o seu comentário logo abaixo.
* ttps://saudesporte.com.br/foto: Reprodução.
Patrocinado:
Comments