Atividade na praia de Imbetiba vem contribuindo para inclusão e para a desconstrução de estigmas / Foto: Divulgação
Banho de mar, musicoterapia, alongamento e atividades terapêuticas em um ambiente mais descontraído. Assim, a Oficina na Praia, realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial - Caps Betinho, vem contribuindo para a inclusão e para a desconstrução do estigma em relação à pessoa com transtornos mentais.
O sucesso da oficina como ferramenta de cuidado fez com que a iniciativa integrasse a publicação da Fiocruz: “Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial”. A gerente de Saúde Mental de Macaé, Lorrane Moreira, explica que a atividade é realizada semanalmente, na praia de Imbetiba, com a participação dos assistidos, profissionais da unidade, além de ser aberta a toda população.
“Trata-se de uma ocupação da praia com diversas atividades, de caráter plural, com poder de decisão do usuário em participar como lhe convir, ou simplesmente, olhar a paisagem e se divertir. A convivência e a interação dos pacientes em um local tão democrático tem sido um facilitador para que estes se sintam acolhidos e venham superar barreiras diversas e particulares desde o medo da água como o alcance do sentimento de pertencimento e apropriação dos espaços públicos da cidade”, destaca.
A oficina conta com a participação de estagiários de Medicina, Enfermagem e Psicologia das universidades federais UFRJ (Campus Macaé) e UFF (Campus Rio das Ostras). O Caps Betinho funciona na rua Compositor Benedito Lacerda, 212, Centro. O local oferece atendimento a pessoas com sofrimento psíquico grave e integra os dispositivos da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé voltados para a Saúde Mental.
* Jornalista: Juliana Carvalho / Comunicação Macaé
Foto: Divulgação
Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ
Comments