Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), no Centro de Estudos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), palestra com coordenadora de Saúde Mental do município, Deborah Casarsa. Com o tema "Suicídio se previne com informação", a palestra foi realizada para os profissionais da rede municipal de Saúde. O objetivo é desmistificar o assunto e chamar atenção para os sinais que podem levar alguém a se matar.
De acordo com a coordenadora de Serviço Social da Alta e Média Complexidade, Raquel da Silva Cornélio, é importante que os profissionais fiquem atentos, principalmente nos atendimentos de emergência. "Verificamos alguns casos no hospital, onde pacientes chegam com intoxicação por medicamentos, drogas e até veneno. É fundamental que o profissional tenha um olhar atento", frisou.
Para a coordenadora, Deborah Casarsa, os familiares e as pessoas próximas devem ter precaução com comportamentos como isolamento social, descuido da imagem, mudança rápida de humor e perda de peso. Nestes casos é fundamental procurar a ajuda de um profissional de saúde especializado, que indicará o melhor tratamento. "Temos que ampliar mais a discussão sobre esse assunto para evitar o preconceito, pois o suicídio não é uma escolha, é um sintoma de uma doença grave que precisa ser tratada e prevenida", explicou.
Serviço
A Prefeitura de Macaé disponibiliza profissionais para atuação em casos de transtorno e depressão nas unidades:
Núcleo de Saúde Mental
Rua das Laranjeiras, s/n, Imbetiba
Telefone: 2759-9410
Caps AD
Rua Tiradentes, 240, Imbetiba
Telefone: 2796-1295
Caps Betinho
Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, Imbetiba
Telefone: 2796-1374
Capsi (Atendimento Infantil)
Rua Francisco Portela, 239, Centro
Telefone:: 2796-1352
Pronto-Socorro do Aeroporto
Rua Curuncango, s/n, Parque Aeroporto.
* Comunicação Macaé/Jornalista: Genimarta Oliveira/Fotos: Bruno Campos.
Σχόλια