top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Pesquisa mostra que Atenção Primária à Saúde reduz em 67% necessidade de internações

Monitoramento de 322 pessoas revelou queda também no número de atendimentos de emergência 


Gerente de Operações em Saúde, Daniela Parizotto, destaca trabalho da equipe da APS em Teresina / foto: Diulgação.


O acompanhamento próximo dos pacientes, com ações preventivas e mudança de hábitos, tem reflexos diretos sobre a necessidade de atendimento para complicações de doenças crônicas. Dados da Salvia Saúde Corporativa mostram que a atuação de equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) reduz a demanda por internações em até 67%. A diminuição na busca por atendimentos de urgência ou emergência, em pronto-socorro, chega a 6%. O estudo acompanhou um grupo de 322 beneficiários de um plano de saúde de Teresina, Piauí.


O impacto positivo da APS ocorre ao longo do tempo. No caso da pesquisa, por exemplo, os pacientes que deixaram de precisar de internação já eram acompanhados por médicos e enfermeiras de APS há pelo menos nove meses. Gerente de operações em Saúde da Salvia, Daniela Parizotto, explica que isso é reflexo da forma como trabalha a APS. “Colocando o indivíduo no centro do cuidado e realizando a coordenação da sua saúde”.


Na prática, o atendimento é feito por uma equipe que inclui médico da família, enfermeiro, psicólogo e nutricionista. Eles acompanham o paciente de forma próxima e contínua, o que permite a prevenção ou o diagnóstico precoce e a intervenção imediata. "A comparação dos custos de saúde antes e depois da adesão à APS, nos primeiros meses, auxilia no controle financeiro e melhor gestão no atendimento, e ao longo dos anos demonstra a efetiva adequação dos custos conforme a linha de cuidado", diz Daniela. No caso pesquisado, a redução do custo médio foi de 5%.


A rotina e a organização são as chaves para o sucesso da clínica de APS. De início, os pacientes passam por uma avaliação completa feita pela enfermagem e médico, que os encaminha para exames, passando a seguir um fluxo de acompanhamento. “O paciente é monitorado e segue o seu plano de cuidado individualizado", diz Daniela.


A Salvia implantou o programa Saúde em Movimento. Profissionais de saúde vão até as empresas que utilizam o plano de saúde para garantir a privacidade e facilitar o acesso dos usuários às consultas. A empresa também aposta na tecnologia para manter a proximidade com os pacientes. “Desenvolvemos um prontuário eletrônico próprio e acompanhamos no sistema as necessidades específicas de cada paciente”, comenta a gerente de operações. Além dos canais de acesso facilitados, como web e WhatsApp, a empresa faz o contato contínuo para alertas sobre atualização de carteira vacinal e realização de exames de acompanhamento, como a mamografia e os preventivos de câncer de útero e colorretal.


Sobre a Salvia – Saúde Corporativa


Especializada em oferecer serviços de saúde ocupacional e assistencial, a Salvia apresenta soluções i

ntegradas e personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. O portfólio possui soluções de ponta a ponta com programas que incluem nutrição, saúde mental, clínicas de saúde (ambulatórios), ergonomia, telemedicina 24/7 e iniciativas específicas para gestantes e gestão de pacientes crônicos. Os serviços são projetados para reduzir a sinistralidade dos planos de saúde e os índices de afastamentos, garantindo um cuidado coordenado e contínuo aos colaboradores das empresas.


* Jornalista Daiana Constantino / assessora de imprensa


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page