Toda a sociedade deve contribuir para evitar dengue, zica, chikungunya e febre amarela
Foto: Divulgação
A prevenção é a melhor forma de combater as arboviroses, doenças como dengue, chikungunya ou zika. Todo local de água parada deve ser eliminado para que mosquito transmissor, o Aedes aegypti, não deposite ali os seus ovos. A Prefeitura, através da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) informou sobre o uso do carro fumacê (UBV) esta semana. O inseticida age em mosquitos adultos.
A participação da sociedade para o combate ao Aedes aegypti é fundamental. É preciso evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água. Também é muito importante receber a visita do agente do Cevas.
No início do dia, sempre às 5h, a equipe do Cevas realiza a aplicação de inseticida UBV, através de carro fumacê, em localidades com alto índice de infestação para Aedes aegypti e casos notificados das doenças dengue, zica e chikungunya e febre amarela. Os índices são classificados de acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LirAa), sendo satisfatório (0% a 0,9%), Alerta (1% a 3,9%) e Risco (acima de 4%).
O Supervisor Geral do Cevas, Marcelino Carvalho, informa que e sua aplicação é feita somente em localidades que apresentam resultados acima de 4%. Segundo ele, o uso do equipamento é feito em períodos preestabelecidos e respeitando fatores climáticos, pois a aplicação não pode ser feita com chuva ou vento forte. “É importante salientar que o uso indiscriminado de inseticida pode provocar desequilíbrio ambiental, uma vez que atinge a população de insetos e outros animais em sua totalidade, afetando o ecossistema”, frisa.
Nesta segunda-feira (4), o fumacê passou pelo Engenho da praia. Na terça, pelo Sol y Mar; na quarta-feira, pela Vila Badejo e na quinta e sexta-feira, pelo bairro Parque Aeroporto. Haverá ainda ações para controle de roedores, de segunda a sexta-feira, na Imbetiba, no Centro da cidade e na Virgem Santa.
Para denúncias e solicitações de serviço, o Disque Dengue é o 0800-022-6461.
Sintomas
De acordo com Ministério da Saúde, os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. As arboviroses podem ser fatais.
* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Comunicação Macaé
Divulgação:
Macaé / RJ
Comments