O evento visa a valorização das Culturas de Matrizes Africanas Foto arte: Divulgação
Encerrando a Semana da Consciência Negra, o Projeto Sociocultural Brilho Negro promove, no próximo domingo, dia 27, com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, um evento multicultural de conhecimento e valorização das Culturas de Matrizes Africanas. As atividades serão realizadas no Centro Esportivo Chico Leite (Vila Olímpica) e estão previstas para começar às 9h.
A programação é diversificada e vai contar com atividades culturais, educativas e reflexivas, como oficinas de artesanato, samba, maculelê, jongo, capoeira, turbante, percussão, contação de história, apresentações musicais e de dança, exposições de artesãos locais e rodas de conversa com propostas de temas que variam entre culinária afro-brasileira, promoção da igualdade racial e aplicação e criação de políticas publicadas ligadas ao setor.
De acordo com a idealizadora e produtora executiva do Projeto, Samara Barbosa, o evento vai contar nesta segunda edição com a presença da rapper e madrinha do Projeto, Tamara Franklin, e diversos colaboradores na programação, como Willysson Barbosa, Mestre, Claudia Faiet, além de outros produtores, artistas e produtores de cultura renomados do Município.
Na opinião de Tamara Franklin, o projeto Brilho Negro oportuniza o acesso e conhecimento da cultura negra, e por isso potencializa a vida e a perpetuação da nossa comunidade com todos os seus códigos e valores.
“Me sinto muito honrada por ser madrinha deste projeto. Tudo o que eu sou hoje, tudo o que alcancei em minha trajetória de vida, é o resultado do encontro de alguém com o perfil historicamente relegado à falta de perspectivas com a cultura. Então, para além da empolgação com o show, que está lindo, da ansiedade de conhecer o projeto pessoalmente e da expectativa de experienciar toda a programação, existe um sentimento que só pode ser definido com uma palavra: Aquilombamento”, declarou.
Para a conselheira municipal de Cultura na Cadeira de Matrizes Africanas, Claudia Faiet, o Projeto é importante por sua contribuição para o segmento de matrizes africanas. “A oficina Rainhas do Congo é um Projeto com propósito de divulgar e empoderar a cultura negra, que também tem o objetivo de auxiliar na educação sobre costumes e cultura afros brasileiros. Estamos juntos nessa ação para darmos nossa contribuição sócio educativa a esse setor”, falou.
Foto arte: Divulgação
* ASCOMTI Rio das Ostras
コメント