Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação de Rio das Ostras lança no dia 4 de julho o projeto de reforço escolar on-line #BoraAprender+. O objetivo da iniciativa é reduzir as lacunas que possam existir na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) matriculados nas escolas da Rede Municipal.
Para atender ao público-alvo do projeto, serão utilizadas estratégias como linguagem próxima dos jovens e recursos de ‘gameficação’. “O objetivo geral do projeto é auxiliar no desenvolvimento das habilidades das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de cada ano de escolaridade de forma lúdica e prazerosa”, explicou a gestora da Gerência de Tecnologia da Educação, Suellen Mota. Todo o material didático do projeto, que conta com 10 missões de Língua Portuguesa e 10 missões de Matemática, aulas extras e bônus, é construído por professores que já atuam ministrando aulas nas escolas da Rede Municipal e conhecem a realidade e o interesse da garotada. O projeto on-line é feito em H5P, estrutura que permite aos usuários criar, compartilhar e reutilizar conteúdos interativos.
O #BoraAprender+ utiliza vários Recursos Educacionais Digitais – REDs, hipertexto (modalidades textuais) e hipermídia (sons, imagens e vídeos), além da inserção de elementos de games para o engajamento, a melhora da memória, capacidade de escolhas, tomada de decisões, desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora dos alunos.
De acordo com a gerente do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, a partir da aprendizagem autônoma, os alunos navegarão no jogo que utilizará como base o ambiente virtual de aprendizagem já conhecido na Rede Municipal de Ensino, a plataforma EVirtu@l Aluno.
“A plataforma, no período pandêmico, abrigou os materiais construídos pelos professores da rede. Agora, repaginada, ela servirá como uma ferramenta a mais na prática do professor que pode, através dos tablets, acessá-la em sala de aula. Esperamos que este projeto auxilie os alunos participantes a adquirir os conhecimentos que não foram alcançados nos últimos anos, além de apreender novos conhecimentos e habilidades e que, acima de tudo, possa gerar oportunidades igualitárias de aprendizagem para todos”, afirmou Valéria Bragança. REFORÇO ESCOLAR DE 1º A 5º ANO - Com foco nos alunos que não conseguiram concluir o processo de alfabetização, foi lançado o projeto ‘Tô dentro – Reforço Escolar’, dirigido às turmas do Ensino Fundamental Regular. Presencial. O reforço oferece aos estudantes selecionados vivências e atividades que valorizam o uso da escrita em diferentes funções, a produção de pequenos textos com coesão e coerência, além de utilizar o sistema de numeração decimal e a resolução de situações-problema.
* ASCOMTI Rio das Ostras
Comentarios