top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Saúde de Macaé retoma parceria com o Centro Multidisciplinar da UFRJ/Macaé


O objetivo é o acompanhamento clínico dos usuários do Serviço de Assistência Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE/IST/Aids)

Foto: reprodução internet


A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Serviço de Assistência Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE/IST/Aids), retoma parceria com o Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e a equipe do Grupo APHETO, visando o acompanhamento clínico dos usuários do programa.

Segundo a coordenadora do IST/Aids, Sandra Barcelos, o projeto objetiva o acompanhamento da autopercepcão da imagem corporal, epidemiologia clínica e avaliação nutricional de pessoas vivendo com o HIV/ Aids, junto ao grupo multidisciplinar do serviço. Nesta semana, a coordenadora e o responsável administrativo do SAE, Marcelo Cugula, receberam a professora Lismeia Soares para uma visita técnica à unidade. Ela ressalta que a parceria, além de facilitar o acesso dos usuários, é um campo prático para a produção de estudos científicos. "Diante do acolhimento, credibilidade e incentivo, hoje somos campo prático para os graduandos em estágio de nutrição clínica; para iniciantes científicos; extensionistas e pós graduandos. Essa rica parceria também produziu ao longo desse tempo publicações em congressos, revistas científicas, e-book e capítulos de livros sobre a temática HIV/Aids", contou. Nesta perspectiva, a aluna Gabriela Coelho Menezes (Pós-graduando UFRJ-Macaé), escolheu a temática "Repercussão da inclusão da chia na dieta em pessoas vivendo com HIV". O estudo irá verificar os efeitos da ingestão de chia (Salvia Hispânica L.) sobre marcadores fisiológicos de resposta nutricional, hipolipemiante e antiinflamatória em pessoas vivendo com HIV/Aids. Para Sandra, o projeto facilitou o acesso dos usuários ao serviço de nutrição, e a boa comunicação das nutricionistas com a equipe médica, o usuário vem recebendo orientações precisas sobre quais recomendações trarão melhores resultados. O projeto conta com a coordenação das professoras da UFRJ Lismeia Soares, Ana Paula Menna e a nutricionista Gabriela Menezes.


* Jornalista: Genimarta Oliveira \ Comunicação Macaé.


Patrocinando:





18 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page