Agendamento pode ser feito online em ferramenta que também mostra o estoque do banco de sangue / foto arte: Reprodução
O Sistema para o banco de sangue e agendamento de doações foi criado pelo setor de Gerência de Sistemas de Informação da Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), da Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia, a pedido do Hemocentro de Macaé. Esse projeto ficou em 3º lugar na Categoria Gestão do 1º Prêmio Servidores Inovadores da Prefeitura de Macaé, realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.
Os responsáveis pela elaboração do projeto: Manuela Ferreira Cardoso Oliveira, Bruno da Silva Diniz, Davisson Hudson Chaves Bernadete e Marcilio de Assis Faria contam que o objetivo principal é incentivar a população a acompanhar a situação do Banco de Sangue Municipal, colaborando pela busca ativa de possíveis doadores.
“O projeto foi desenvolvido pela Adjunta de Ciência e Tecnologia em parceria com a Adjunta de Comunicação, especificamente para atender a demanda da Semana Nacional do Doador de Sangue, através do servidor público municipal, Dênio Marinho Pinheiro, da Hemoterapia, com a apresentação de um projeto base. O sistema permite que o setor de Hemoterapia atualize as informações em tempo real sobre o estoque de sangue no Hemocentro Municipal”, informaram.
A servidora Manuela Ferreira, programadora da Gerência de Sistemas de Informação da TIC, explicou que normalmente essas ideias surgem a partir das necessidades das secretarias e dos setores. “O intuito era mostrar o nível em que os estoques estavam em tempo real. Hoje, qualquer pessoa que busque por essas informações, poderá acessar aqui no portal da Prefeitura, que será possível identificar a deficiência através do tipo sanguíneo, dos níveis daquele dia e etc, principalmente se for um doador recorrente”, explicou.
* Jornalista: Renatta Viana / Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo
Divulgação:
Comments