Evento marcará o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência \ Reprodução
No mês da luta de inclusão social das pessoas com deficiência, a Coordenação de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, realizará, no dia 22 de setembro, o VII Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva. O evento, que marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, acontecerá na Câmara Municipal, das 8h às 17h. As ações fazem parte do “Setembro Verde” e do projeto “Todos por uma Macaé Inclusiva”.
O encontro reunirá representantes do município com a proposta de debater o tema “Diálogo Aberto sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”. Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva, Janaina Pinheiro, o Setembro Verde representa o mês da inclusão. “As diversas ações são destinadas a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos da pessoa com deficiência, buscando assim sua plena cidadania”, frisa.
O dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficializado pela Lei Federal nº 11.133, em 2005. O objetivo é reforçar e dar visibilidade às reivindicações de cidadania e participação plena na sociedade.
Para melhorar o acesso aos direitos básicos como saúde, educação, habitação e trabalho, a Coordenação de Educação Inclusiva lançou, no início deste ano, o projeto “Todos por uma Macaé Inclusiva”. Atualmente, a Superintendência oferece em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia, cursos para toda comunidade escolar e sociedade.
O curso “Jogos Pedagógicos: Criar... Incluir... Interagir” busca despertar práticas educativas e sua utilização interdisciplinar. Já o curso “TEA e Inclusão: Desafios e Possibilidades” apresenta estratégias que podem orientar o aprendizado do aluno com Transtorno do Espectro Autista.
* Jornalista: Tatiana Gama \ Comunicação Macaé
Divulgação:
Macaé - RJ
Macaé - RJ
Comments