top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Unamama doa 114 mamografias para mulheres macaenses

Nova tecnologia reduz em 50% a radiação nas mamas




As mulheres de Macaé que precisam de mamografia devem procurar a sala da União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama), desde que tenham a partir de 40 anos de idade e estejam munidas de um pedido médico e comprovante de residência para mostrar que é moradora de Macaé. A instituição está doando 114 exames frutos do jantar beneficente realizado em abril. As pessoas interessadas devem ir na sala da instituição de segunda à sexta, das 13h às 18h, localizada no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, na Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja ponto frio do calçadão). O espaço está com data de inauguração prevista para dia 27, no entanto já está em funcionamento.


Uma das idealizadoras da proposta de retomada das ações da Unamama em Macaé, Marilena Garcia, destaca que o sucesso de adesão do jantar foi fundamental para que 114 exames fossem comprados. "É através da união de pessoas voluntárias que desejam abraçar a causa da prevenção em Macaé que daremos continuidade à realização de jantares beneficentes para que seus convites sejam revertidos para a compra de mamografias. A mamografia é um exame necessário para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama".


O Instituto de Medicina Nuclear colaborou com o preço de R$80 por exame, e com o recurso arrecadado pelo jantar foi possível atender 114 mulheres. Segundo o médico Sérgio Osmar Pinas, proprietário da clínica, este novo aparelho de mamografia possui tecnologia de ponta que reduz em até 50% a exposição das mamas à radiação. "Estamos juntos na causa da prevenção", destacou.


O primeiro evento, realizado em 04 de abril, contou com o apoio do Instituto de Medicina Nuclear, Gráfica íris Mídia, Mirabolando Cakes, Babuska, Ô Zé Gastronomia, Colégio Atlântico, salões que doaram brindes como Beleza Minuto, Tony Bernardino, Maison La Mariée, lojas que também doaram brindes para sorteios como a Cristal Pedras. Atualmente a UNAMAMA passou por uma reestruturação e retoma suas atividades contando com a participação de macaenses voluntários sensibilizados com o numero crescente de mortalidade por câncer de mama. O grupo está organizando a agenda dos próximos jantares.


A UNAMAMA – União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama-MACAE, associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.990.031/0001-49 em 08/08/2007, foi criada por um grupo de pacientes, familiares e voluntários do câncer de mama. Durante os sete anos de sua atuação foram beneficiadas mais de 10 mil pessoas, entre atividades, serviços médicos e apoios sociais. Foram realizadas centenas de palestras atendendo cerca de 15 mil pessoas que se capacitaram como agentes multiplicadores na prevenção do câncer de mama


* Waleska Freire/asessora de imprensa/fotos:Divulgação.














7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page