Ato ocorreu diante de um lotado Salão Nobre (Foto: Tiago Ferreira)
Os eleitos para o quadriênio de 2025-2028 tomaram posse dos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito no fim da tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Macaé. A cerimônia é simbólica e acontece sempre no primeiro dia do ano, que corresponde ao início do mandato para o qual os representantes da população foram eleitos.
Diante de um grande público, que encheu o Salão Nobre da Casa Legislativa, foi feita a leitura e a assinatura do termo de posse dos 17 parlamentares, que prometeram trabalhar em prol de Macaé e dos interesses da população. Conforme determina a Lei Orgânica Municipal, o vereador mais velho dentre os eleitos, Amaro Luiz (PV), presidiu a sessão.
A vereadora Leandra Lopes (PT) falou em nome da bancada feminina, composta por ela, Manu Rezende (MDB), Liomar Queiróz (Agir) e Mayara Rezende (Republicanos) – todas em seu primeiro mandato. Leandra celebrou o aumento da representação feminina, que é a maior da história da Câmara de Macaé (23,5%). “Apesar de ter crescido o número de mulheres na política, ainda somos minoria. É um grande desafio ocupar espaços de poder historicamente masculinos. Por isso vou trabalhar por oportunidade iguais para todos”.
Luciano Diniz (Cidadania) foi o escolhido para falar em nome dos demais parlamentares. Ele destacou o trabalho realizado pelas frentes parlamentares, que concentram esforços para avançar em políticas públicas para os ciclistas, as pessoas com deficiência e a despoluição da Lagoa de Imboassica, por exemplo. “Nossa cidade possui 19 favelas, das quais nove foram urbanizadas nos últimos quatro anos. Enfrentamos problemas também na saúde e na educação, mas seguiremos trabalhando para encontrar soluções”, prometeu o parlamentar.
Executivo
O prefeito reeleito, Welberth Rezende (Cidadania), e o seu vice, Fabiano Paschoal (MDB), também declararam o seu compromisso com a cidade. Paschoal evidenciou a dificuldade de fazer política pública em nosso país. “Não é tarefa fácil, mas vamos nos empenhar nisso”.
Welberth agradeceu pela confiança da população que o elegeu em uma votação histórica (85,6% dos votos) e reconheceu que ainda há muito a ser feito. “Mas estamos dispostos a fazer o que é necessário para que tenhamos uma cidade ainda melhor e mais feliz”. O prefeito acrescentou que vai continuar buscando alianças para atender os interesses da população, estendendo o atual momento de desenvolvimento econômico e social da cidade.
* Texto : Jornalista Adriana Corrêa Porto / Fotos: Tiago Ferreira) /cmmacae.rj.gov.br/
Comments