Programação conta com espetáculo "Histórias de Princesas Guerreiras" que exalta o empoderamento feminino
Foto: Danilo Sérgio
Com o propósito de incentivar a criatividade e o autoconhecimento através da contação de histórias, o Festival “Contarolando Histórias” tem ocupado diferentes espaços ao ar livre, circulando pela Zona Norte do Rio. A última programação será realizada neste sábado (11), às 15h, no Parque Madureira. Inclusivo em Libras, o festival é aberto a todas as idades, especialmente crianças em idade de alfabetização até 12 anos, fase em que estão desenvolvendo sua expressão oral. Para mais informações, acesse o Instagram @contarolandohistorias
Entre as atividades que encerram este circuito, está a oficina "O Nariz do Palhaço e o Seu Olhar Brincante”, além disso a peça “Ninho de Histórias - Mel Xakriabá” e "Histórias de Princesas Guerreiras" apresentado pelo Grupo Teatral Aslucianas, com narrativas que exaltam o empoderamento feminino. Também terá a participação da palestrante Cátia Nunes.
Fundado em 2009, o projeto combina o teatro de rua com a contação tradicional, inspirando-se na ideia de contar e cantar histórias. Como ressalta a diretora, autora e atriz do espetáculo "Histórias de Princesas Guerreiras", Luciana Ezarani, “O festival tem o intuito de promover uma grande festa da leitura , onde todos poderão embarcar no mundo das lendas , contos e narrativas que nos tornam pessoas mais imaginativas.”
Trazendo uma diversidade de estilos de contação, entre os destaques está a apresentação fixa de “Histórias de Princesas Guerreiras”. “A ideia é inspirar as meninas com essas figuras guerreiras e incentivar os meninos a reconhecer e valorizar a força feminina nas mulheres ao seu redor, como mães, avós, irmãs, tias e amigas,” explica a diretora.
Ocupando praças e escolas públicas e interagindo com o público, transforma locais públicos em polos culturais, valorizando cada indivíduo como um cidadão com pleno direito à cultura e à informação. “Nosso objetivo é estimular a formação de novos leitores e escritores em uma região onde as atividades culturais literárias são escassas. Levar arte e cultura às ruas contribui para o bem-estar da comunidade, revitaliza os espaços públicos e reduz a incidência de violência, trazendo vida e sentido às praças”, destaca Luciana.
Foto arte: Divulgação
SERVIÇO
Data e horário: 11/01 (sábado), às 15h
Local: Parque Madureira
Endereço: R. Soares Caldeira, 115 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Programação:
Oficina O Nariz do Palhaço e o Seu Olhar Brincante
Ninho de Histórias - Mel Xakriabá
Palestrante: Cátia Nunes
Espetáculo: Histórias de Princesas Guerreiras - Grupo Teatral Aslucianas
* Texto: Jornalista assessora de imprensa.
Comments