O evento é gratuito e as inscrições, online \ foto arte: Reprodução internet
Com cerca de cem inscritos, ainda restam poucas vagas para a primeira edição do 'Falas Negras - Os ancestrais do Futuro'. O pesquisador das culturas africanas e suas diásporas, compositor, cantor e escritor, Nei Lopes, é o convidado especial.
"Criou-se uma grande expectativa sobre a vinda de Nei Lopes, porque, para os músicos, os sambistas e para integrantes da educação ele tem muita contribuição", ressalta a secretária de Políticas de Promoção para Igualdade Racial, Zoraia Braz.
Ela enfatiza o simbolismo de se estar perto de alguém de grande representatividade para a cultura afro-brasileira.
"O que ele traz de pesquisa e de conceitos para o universo da igualdade racial e de ações antirracistas é de muita riqueza. Ele traz, com simplicidade de vocabulário, muita história, pesquisa, contos, sambas e poemas voltados para a diáspora e a africanidade", completa.
Para participar do evento, é necessário fazer inscrição pelo link https://forms.gle/KA8CYRdV4J5pxSHH9
O 'Falas Negras' será nesta terça-feira (6), às 18h30, na Rinha das Artes, com entrada franca. O endereço é rua Doutor Júlio Olivier, número 633, no Centro da cidade. Nei Lopes, homenageado com a Medalha da Ordem de Rio Branco, é Doutor Honoris Causa por três universidades federais e uma estadual. O bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, tem 20 livros publicados e vasta discografia. O estudioso se notabilizou como sambista, ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor e membro da Velha-Guarda) e Vila Isabel (como dirigente).
* Jornalista: Andréa Lisboa \ Comunicação Macaé
Divulgação:
Macaé - RJ
Comments